O outono começa oficialmente às 11h45 desta sexta-feira (20), mas quem espera pelos dias mais frios terá que aguardar um pouco mais.
De acordo com previsão do Climatempo, a primeira massa de ar polar mais intensa da estação deve chegar ao Brasil apenas na virada de maio para junho, trazendo queda significativa nas temperaturas em diversas regiões do país.
O sistema meteorológico pode provocar frio mais acentuado no Sul, com possibilidade de geada em algumas áreas, e temperaturas mínimas próximas dos 10°C no estado de São Paulo.
A analista da equipe de previsão climática da Climatempo, Ana Clara Marques, alerta, no entanto, que essa é uma previsão de longo prazo, que ainda pode sofrer ajustes nas próximas semanas, conforme novos dados forem analisados.
Leia também, A cidade mais alta do Brasil encanta com clima europeu e paisagens deslumbrantes
Calor predomina no início da estação
Antes do frio mais intenso chegar, o começo do outono ainda deve manter características típicas do verão: calor, sensação de abafamento e pancadas de chuva frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo os meteorologistas, não há expectativa de avanço de massas de ar frio intensas sobre o Brasil durante o mês de abril.
A última semana do verão, que se encerra na sexta-feira (20), será marcada por temperaturas elevadas, podendo chegar a 38°C em algumas cidades gaúchas, combinadas com alta umidade e pancadas de chuva isoladas, especialmente à tarde e à noite.
Previsão por regiões
No Sul, as instabilidades ganham força ao longo da semana, com avanço de uma frente fria sobre a região na quarta-feira (18).
A previsão é de aumento do potencial para pancadas fortes e temporais isolados, principalmente no Rio Grande do Sul, mas também em áreas de Santa Catarina e do Paraná. Apesar da chuva, o calor não dá trégua, com máximas de até 38°C em algumas cidades gaúchas.
Em São Paulo, a previsão para os últimos dias do verão também é de tempo abafado. Na capital paulista, os termômetros devem ficar entre 18°C e 33°C nesta terça-feira (17). As altas temperaturas e o aumento da umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas até a próxima sexta-feira (20), especialmente à tarde e à noite.
A previsão também indica chuva no Centro-Oeste e em áreas do interior do Sudeste, com possibilidade de temporais isolados, especialmente nos estados do Centro-Oeste, na metade norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e em partes do Rio de Janeiro.
No Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a chuva na faixa litorânea entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, com instabilidades que avançam para o interior da região e para estados do Norte.
Frio fora de época
Na segunda semana de março, muitas regiões do Sul e do Sudeste tiveram chuva frequente e queda nas temperaturas, mesmo ainda estando no verão. Em Campinas, as máximas não passaram dos 23°C na semana passada.
Segundo o Climatempo, esse cenário foi provocado pela atuação de uma massa de ar frio considerada forte para esta época do ano, que manteve ventos úmidos e frios persistindo por vários dias sobre essas regiões.
A combinação de excesso de nuvens, chuva frequente e ventos frios ajudou a derrubar as temperaturas, dando uma sensação de clima mais típico do outono.
No entanto, os meteorologistas explicam que esse fenômeno não indica que o clima típico da estação vai começar mais cedo em 2026.
Com o afastamento do ar polar e a diminuição da chuva, a tendência é de aquecimento nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste durante a última semana do verão e também na primeira semana do outono.
