Qual é a melhor posição para dormir? A ciência responde / Pexels
Continua depois da publicidade
O momento de dormir é um dos mais aguardados do dia, e muita gente tem seus próprios rituais na hora de se deitar, seja de costas, de lado ou até de bruços. Mas afinal, existe uma posição ideal para dormir? A ciência tem algumas respostas.
Continua depois da publicidade
O sono é essencial para manter o equilíbrio entre corpo e mente. Além de restaurar as energias, ele contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, metabólicas, como diabetes e obesidade — e até mesmo transtornos mentais.
Em 2023, pesquisadores da Indonésia publicaram no PubMed um estudo que mostra como certas posturas podem proteger o coração, os pulmões e até mesmo auxiliar na digestão.
Continua depois da publicidade
Dormir do lado esquerdo faz com que a gravidade impeça a língua de cair para trás, mantendo a garganta mais livre e favorecendo a circulação.
Além dos benefícios respiratórios, essa posição pode ajudar diretamente o estômago: mantê-lo abaixo do esôfago reduz o risco de refluxo gastroesofágico, comum em pessoas com apneia do sono. Menos refluxo significa menos irritação nas vias aéreas e, consequentemente, uma respiração mais estável.
Dormir do lado direito oferece benefícios semelhantes, mas com um diferencial importante: pode equilibrar o sistema nervoso autônomo e, assim, reduzir riscos de insuficiência cardíaca em pessoas predispostas.
Continua depois da publicidade
Nessa posição, coração, pulmões e diafragma ficam mais bem alinhados, o que ajuda o coração a permanecer “relaxado” e em equilíbrio.
As posições dorsal (de costas) e ventral (de bruços) não são as mais recomendadas para a saúde. Por exemplo, embora de bruços possa reduzir o ronco, essa posição comprime órgãos digestivos como estômago, fígado e intestino, prejudicando a digestão. Além disso, dificulta a respiração, já que coração e pulmões ficam pressionados.
Já de costas não é uma posição indicada para pessoas sensíveis ao ronco ou à apneia do sono, pois a língua tende a cair para trás, bloqueando parcialmente as vias aéreas. Em contrapartida, evita que o rosto fique pressionado contra o travesseiro, o que pode reduzir marcas e rugas. Também pode ajudar a conter o refluxo e a facilitar a digestão.
Continua depois da publicidade
O fato é que não existe uma posição “milagrosa” para dormir, mas algumas posturas são mais benéficas do que outras. O ideal é que cada pessoa encontre a que melhor se adapta ao seu corpo e às suas necessidades no dia a dia.
O canal Olá, Ciência! produziu um vídeo muito interessante sobre a melhor posição para dormir, confira!
Continua depois da publicidade