Segundo a denúncia, Orlandini teria sido condenado por improbidade administrativa, com sentença confirmada pelo TJ-SP / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL
Continua depois da publicidade
Os diretórios municipais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ingressaram, na 272ª Zona Eleitoral de Santos, com uma representação (denúncia) contra o registro da candidatura do ex-prefeito José Mauro Dedemo Orlandini a prefeito do Município.
Segundo a denúncia, Orlandini teria sido condenado por improbidade administrativa, com sentença confirmada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) em segunda instância. "Cumpre ainda salientar que, tentando anular ato constitucional e legal da Câmara de Vereadores de Bertioga, o impugnado (Orlandini) ingressou com ação anulatória com pedido liminar, cuja urgência foi indeferida (recusada)", informa os denunciantes.
Continua depois da publicidade
Ainda conforma os partidos, o ex-prefeito teria tentado desconstituir ato da Câmara que reprovou suas contas entre 2013 e 2016, em que ainda teve novamente teve negado pela Justiça. Informam que para o cidadão exercer o direito de ser votado é preciso, entre outras quesitos estabelecidos por lei, não ser condenado pela Justiça em segunda instância (órgão colegiado)
"Não podem estes partidos, tendo conhecimento e elementos que comprovem ausência destas condições pelo candidato Orlandini, calar-se e permitir que concorra da mesma forma com outros, descumprindo o ordenamento jurídico", explicam, anexando as sentenças, que cassaram os direitos políticos do ex-prefeito, entre elas uma que foi julgada em 16 de dezembro passado.
Continua depois da publicidade
Ao final, os denunciantes pedem à Justiça Eleitoral o recebimento e o processamento da representação; a notificação de Orlandini na forma eletrônica; que o Ministério Público Eleitoral (MPE) seja informado e, após o devido processo legal, que seja reconhecida a inelegibilidade de Orlandini e indeferindo o registro de candidatura.
Também, seja automaticamente interrompido o recebimento de recursos do Fundo Eleitoral e a consequente devolução ao erário dos valores eventualmente recebidos, além da produção de todos os meios lícitos de prova admitidos em direito, especialmente a prova documental, depoimento pessoal, prova testemunhal, perícias e todas as demais que se fizerem necessárias para a ação.
Orlandini
Continua depois da publicidade
Procurado, o prefeito Mauro Orlandini disse que não sabia do pedido e que iria passar a questão para seu advogado para acompanhamento e esclarecimentos necessários.