X

Cotidiano

PS Infantil de Vicente de Carvalho é o terceiro equipamento reformado entregue este ano

Atendimento começou na sexta-feira (12); PAM Rodoviária e Hospital Willian também foram reformados

Da Reportagem

Publicado em 15/10/2018 às 16:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Unidade já iniciou seu funcionamento 24 horas na sexta-feira (12), no Dia das Crianças / Divulgação/PMG

Investir em saúde nunca é demais. E é assim que Guarujá tem evoluído na área da saúde: permitindo o acesso da população a equipamentos bem estruturados, com serviços variados e profissionais capacitados para atender bem aos pacientes.

O reflexo das melhorias vem gerando boas notícias neste ano. No primeiro semestre, por exemplo, a Prefeitura entregou três grandes equipamentos reformados: o Hospital Dia Willian Rocha (no Jardim Boa Esperança) e o PAM da Rodoviária (no Santo Antonio).

O terceiro foi entregue na última quinta-feira (11) para a população de Vicente de Carvalho, que teve de volta o tão esperado Pronto Socorro Infantil, anexo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida São João, 111, no Pae Cará. A Unidade já iniciou seu funcionamento 24 horas na sexta-feira (12), no Dia das Crianças.

Representando os munícipes do Distrito, Débora Sundby, falou que era um absurdo Vicente de Carvalho não ter um pronto socorro infantil. "É o tipo de atitude que vem da pessoa certa, de quem está lutando mesmo por uma cidade melhor. Poucos tentam, poucos conseguem. Em nome da comunidade a gente é que agradece esse presente, prefeito".

A cerimônia de entrega do PS Infantil teve a participação de cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino, que integram o Projeto Educação Integral, do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II. Os Hinos Nacional e de Guarujá foram entoados pela aluna da EM Ivonete Silva Câmara, Mariana Almeida, que faz parte do Coral Vozes do Amanhã. O grupo Sorrisalhaços também animou a inauguração.

Em seu discurso, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, falou deste presente do Dia das Crianças. "Trabalhei nesse espaço por 25 anos. Meus filhos foram vacinados aqui. É com muita honra que fazemos esta entrega que, certamente, vai amenizar a angústia de muitos pais".

A Unidade foi reconstruída e era uma necessidade da população. No PSI deverão ser realizados até 500 atendimentos por dia e vai facilitar a locomoção dos pais, que não mais precisarão se deslocar até o PAM para buscar atendimento pediátrico.

Segundo o secretário de Saúde de Guarujá, Sandro Abreu, a unidade foi muito esperada. "Foi muito sonhada. Era um equipamento fora de condições, cheio de infiltrações. Uma Unidade estratégica, fica a 5 km do PAM. Tenho certeza de que a população vai ser muito bem atendida", contou.

A diretora de urgência e emergência da Sesau, Kátia Ferreira, lembrou do pedido do chefe do Executivo. "Era um sonho do prefeito, e intensificamos os trabalhos em 29 dias e hoje estamos lhe dando esse presente".

Estrutura do PS Infantil

- Nove leitos: seis de enfermaria, um de isolamento e dois de emergência

- Três pediatras atenderão durante o dia e outros dois, no período noturno, além dos profissionais de enfermagem.

- Dois consultórios de pediatria

- Cinco banheiros

- Salas de inalação, medicamentos e emergência

- Controle de fluxo

Unidade amplamente reconstruída

No anexo, antes funcionava um centro de especialidades, que se encontrava em péssimas condições estruturais, oferecendo assim sérios riscos aos pacientes. O atendimento pediátrico, que funcionava no mesmo prédio do atendimento adulto, acabou sendo interrompido ainda na administração anterior.

As obras no local começaram em maio deste ano. Além da Secretaria de Saúde, a entrega do "novo" equipamento contou com a forte parceria das secretarias de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), Cultura (Secult), Turismo (Setur), Operações Urbanas (Seurb) e Coordenação Governamental (Segov).

O Pronto Socorro Infantil está totalmente climatizado e passou por revisão elétrica e hidráulica. Todo o piso foi trocado por porcelanato e o espaço recebeu pintura. A recepção do anexo ficou muito mais acolhedora, com a instalação de um balcão e novas poltronas.

Quem chega ao local já se depara com uma pintura em grafite na parede externa lateral, com os principais super-heróis. Calçamento, jardim, toldo, portas de vidro, são algumas das intervenções realizadas na estrutura que conta com total acessibilidade.

A reforma permitiu ainda a entrada de macas na parte do isolamento. Ainda neste aspecto, todas as entradas do anexo possuem portas mais largas, facilitando assim não só o atendimento, mas também o trabalho dos profissionais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter