PS Central realiza 6 mil atendimentos entre Natal e Réveillon em Praia Grande

A unidade preparou esquema especial de serviço para melhor atender munícipes e turistas durante o período

Comentar
Compartilhar
10 JAN 201419h00

O Pronto-socorro Central, que integra ao lado do Hospital Municipal o Complexo de Saúde Irmã Dulce, realizou 6.069 atendimentos entre 24 de dezembro de 2013 e 1° de janeiro de 2014. A unidade, gerenciada pela Fundação do ABC (FUABC) desde final de março de 2011, preparou esquema especial de serviço para melhor atender munícipes e turistas durante o período. Nesta época do ano, a população flutuante de Praia Grande aumenta até quatro vezes, ultrapassando em determinados momentos a marca de mais de 1 milhão de pessoas.

Outro destaque do esquema para temporada no PS ficou por conta da inauguração, em novembro, da nova Sala de Emergência da unidade. O setor teve sua capacidade ampliada de sete leitos para 11 (além do isolamento), além da criação de áreas distintas para pacientes adultos e futuro atendimento pediátrico.

O Pronto-socorro Central realizou 6.069 atendimentos entre 24 de dezembro de 2013 e 1° de janeiro (Foto: Divulgação)

Do total de 6.069 atendimentos, 3.398 foram de Clínica Médica e 1.668 de Traumato-ortopedia. Em número de consultas e procedimentos, o Pronto-socorro Central de Praia Grande é o segundo principal da região, como destacou o superintendente do Complexo de Saúde, Inacio Lopes Júnior. “A Sala de Emergência foi redimensionada para essa capacidade de atendimento”, citou.

Segundo ele, os atendimentos no PS Central saltaram de uma média mensal de 8 mil, quando a fundação assumiu a gestão do serviço (em abril de 2011), para a média mensal atual de 24 mil. “Na temporada, chegamos a 30 mil atendimentos por mês”.

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara, no bairro Samambaia, totalizou 3.971 atendimentos entre Natal e Ano Novo, dos quais 2.842 em Clínica Médica. Assim como o hospital e o PS Central, a UPA é gerenciada pela FUABC.