X

Cotidiano

Protesto de sem-teto bloqueia Marginal Tietê

O grupo protesta contra reintegração de posse feita no último sábado (16), que removeu uma favela sob a Ponte Governador Orestes Quércia

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/11/2013 às 19:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dezenas de pessoas atearam fogo em entulhos para bloquear a Marginal Tietê, uma das mais importantes vias da capital paulista, no final da tarde de hoje (19). O grupo protesta contra reintegração de posse feita no último sábado (16), que removeu uma favela sob a Ponte Governador Orestes Quércia. A Polícia Militar estima que pelo menos 60 manifestantes estejam no local.

Nas redes sociais, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) divulgou nota em que atribui o protesto ao descumprimento de um acordo da prefeitura com os moradores. “Em reunião com os moradores da Ocupação Estaiadinha, despejada no último sábado, a prefeitura se recusou a cumprir os acordos firmados no dia de ontem”, diz a nota.

Moradores da Favela da Estaiadinha ateiam fogo em barricadas erguidas durante protesto que bloqueia as pistas central e local da Marginal Tietê (Foto: Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo)

Os integrantes do MTST acrescentam que “em virtude dessa postura autoritária e desumana do prefeito Fernando Haddad, os moradores deliberaram por organizar uma grande manifestação”. O movimento não detalha, no entanto, o que teria sido combinado com o prefeito.

Em julho, a prefeitura cadastrou 450 famílias que viviam no local, em programas habitacionais. Depois do cadastro, 80 famílias ainda permaneceram no terreno, que não pode ser destinado à construção de casas porque fica embaixo do viaduto. No sábado (16), a área foi desocupada com a ação da polícia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter