Cotidiano

Proprietário deve estar atento à legislação para se desfazer de veículo

Em caso de veículo caracterizado como sucata, abandonado em via pública, o proprietário estará sujeito a multa de R$ 1mil

Da Reportagem

Publicado em 18/05/2018 às 20:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O procedimento correto para se desfazer de um veículo é realizar a baixa permanente do registro no Detran / Matheus Tagé/Arquivo DL

Continua depois da publicidade

Quem é dono de veículo e pretende se desfazer desse bem deve fazê-lo de acordo com a lei, via Detran. Do contrário, arcará com penalidades previstas em legislação federal e municipal. E, no caso de veículo (carro, caminhão ou moto) caracterizado como sucata, abandonado em via pública, o proprietário estará sujeito a multa de R$ 1mil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A sanção é aplicada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), pelo abandono de veículo completamente deteriorado, servindo para o acúmulo de lixo e água, enquanto a CET-Santos, responsável pela fiscalização, faz o guinchamento para o pátio localizado na Caneleira. No ano passado, seis proprietários foram autuados pela Semam.

Continua depois da publicidade

Processos

A ação da CET se dá a partir de denúncias encaminhadas por munícipes, além das fiscalizações de rotina dos agentes da empresa, seguindo padrão previsto na Resolução 002/2018.

Continua depois da publicidade

É considerado veículo abandonado em via/logradouro público aquele estacionado, no mesmo local, por período ininterrupto superior a sete dias. No caso dos que já apresentam sinais de degradação, o prazo é reduzido para três dias.

Em 2017, a CET abriu 967 processos de fiscalização sobre veículos abandonados. Do total, 823 foram retirados pelos proprietários, após serem acionados pela companhia, e 144 guinchados, uma vez que os motoristas, mesmo sendo notificados, não providenciaram a remoção.

Neste ano (até este mês), já são 385 processos, sendo que 136 estão em andamento. Houve 13 guinchamentos, enquanto 236 veículos foram removidos pelos donos.

Continua depois da publicidade

Procedimento

Com a verificação da situação de abandono, durante sete dias os agentes passam a observar se o veículo não foi retirado do local onde estava. Também tentam o contato com o proprietário.

Após esse período, o proprietário é notificado via correspondência e Diário Oficial, sendo informado do prazo para retirada do veículo: 24 horas. Após esgotadas as tentativas e prazos legais para que o responsável adote as providências determinadas, é feito o guinchamento.

Continua depois da publicidade

Para retirar o veículo do pátio, desde que esteja sem pendências (documentação e multas), o proprietário terá que recolher as taxas de guincho e estadia. Se não for reclamado no prazo de 60 dias, será levado a leilão, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A população pode fazer a comunicação por meio do telefone 0800-7719194 (opção 2) ou pelo e-mail www.cetsantos.com.br (menu Fale Conosco).

Baixa no Detran

Continua depois da publicidade

O procedimento correto para se desfazer de um veículo é realizar a baixa permanente do registro no Detran. Todos os detalhes no site www.detran.sp.gov.br.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software