Proposta Curricular será entregue aos professores da rede municipal nesta quinta (5) e sexta-feira (6)

Documento definirá o percurso e os objetivos do trabalho a ser feito nas unidades de ensino ao longo do ano de 2015

Comentar
Compartilhar
05 FEV 201516h46

A Secretaria de Educação de Guarujá entrega nesta quinta (5) e sexta-feira (6) a Proposta Curricular para os professores das Escolas Municipais de Guarujá. O documento, elaborado em parceria com a Planeta Educação, definirá o percurso e os objetivos do trabalho a ser feito nas unidades de ensino ao longo do ano de 2015.

Na quinta-feira (5), a partir das 7h30, os professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), receberão a Proposta Curricular em cerimônia realizada no Centro de Atividades Esportivas e Comunitárias (Caec) Isabel Ortega (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa). No local, haverá ainda uma palestra ministrada pela Planeta Educação junto a funcionários da Seduc, sobre o material apresentado.

Após a entrega, na sexta-feira (6), os professores do Fundamental I, que atende alunos do 1º ao 5º ano, retornam as escolas para discutir a proposta. Enquanto os professores do Fundamental II, do 6º ao 9º ano, serão divididos por disciplina, na Escola Municipal 1º de Maio (Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança), para um estudo de como trabalhar o currículo em sala de aula.

Para a diretora de Educação Fundamental, Maria Silvia Santos Leite, a proposta ajudará o trabalho dos professores. “É um material que vem para direcionar de uma melhor forma o trabalho do professor ao longo do ano de 2015.”

Já na sexta-feira (6), é a vez dos professores da Educação Infantil (0 até 5 anos de idade). Após o evento, que acontece das 7h30 às 13 horas, dessa vez na Unaerp (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada), os presentes participarão de uma oficina de musicalização na educação, com seis professores especialistas.

Os dois dias que antecedem a entrega, 4 e 5, também serão marcados por palestras sobre a importância do material, com a professora Dirce Takano, e a importância do portfólio, com a professora Ana Carolina Filizolla.

Segundo a coordenadora de pré-escola da Seduc, Regina Lúcia Rodrigues, a criação da proposta ajudará o trabalho dos professores ao longo do ano, melhorando o aprendizado dos alunos. “O município quando elabora sua proposta curricular da um grande passo, avançando na qualidade da educação. Isso sistematiza, organiza e orienta a prática dos professores”, disse.

A Secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini reforçou o discurso. “Para que possamos alcançar um ensino público de qualidade, é necessário que os educadores além de conhecer a estrutura e a organização de ensino e da sua área de atuação, tenham seu trabalho pedagógico norteado pelos mesmos princípios da política educacional, portanto, objetivado na melhoria das metodologias de ensino e aprendizagem”.

Colunas

Contraponto