Projetos esportivos da Associação Formando Cidadão voltam às aulas presenciais

Alunos do Projeto Esportes Náuticos iniciaram o treinamento e noções aquáticas na piscina

Comentar
Compartilhar
13 MAI 2021Por Da Reportagem12h30
Antes de caírem no mar, os alunos primeiro foram treinar na piscinaAntes de caírem no mar, os alunos primeiro foram treinar na piscinaFoto: PREFEITURA DE GUARUJÁ/DIVULGAÇÃO

Depois de um breve período em aulas virtuais, via o Canal do YouTube, os projetos esportivos: “Esportes Náuticos Iate Clube”, “Pérolas do Atlântico” e “O Futuro nos Tatames” retornaram às aulas presenciais na última semana. Os projetos esportivos gratuitos são coordenados pela Associação Esportiva, Educacional, Cultural e Social (AEESC) Formando Cidadão. Com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), a iniciativa é realizada graças à emenda impositiva da Câmara Municipal.

O Projeto “Esportes Náuticos Iate Clube” iniciou as aulas presenciais com novidade. Antes de caírem no mar, os alunos primeiro foram treinar na piscina. A Secretaria cedeu o espaço no Centro Esportivo Duque de Caxias, o Tejereba, para cerca de 60 participantes terem seus primeiros contatos com a água usando coletes e com as modalidades que envolvem o projeto – remo, vela e canoagem.

Os alunos estão divididos por turmas com aulas de manhã e à tarde. De acordo com a gestora do Projeto, Maria Amélia Merendi, os participantes terão dois tipos de aulas durante a semana: uma no Tejereba e outra no galpão que fica na sede do Iate Clube de Santos, local que sedia o projeto.

“Nós queríamos que os alunos antes de ter contato com o mar se sentissem seguros com o uso dos coletes, assim como algumas noções relacionadas à água e as modalidades, por exemplo, como entrar e sair do equipamento. Ficaremos divididos entre a piscina e as aulas no Iate Clube, até quando os alunos estiverem aptos a irem para o mar. Essa é uma segurança também para os pais, antes de seus filhos praticarem o esporte no mar”, explica Amélia. Além do espaço para os treinos, a Secretaria de Esporte e Lazer disponibilizou o transporte para os alunos, já que a maioria mora no entorno da sede do Iate Clube (Vila Funchal).

Projetos atendem em outras regiões

A AEECS Formando Cidadão coordena mais dois projetos em Guarujá. O Projeto Pérolas do Atlântico que acontece na Vila Júlia, na quadra da Escola de Samba Mocidade São Miguel, e disponibiliza oito modalidades: futsal, ritmos, jazz, alongamento, treino funcional, karatê, judô e futebol de campo (exclusivamente esta modalidade acontece no campo do Onze Bandeirantes, localizado no Balneário Cidade Atlântica).

Todas as modalidades são gratuitas e atendem crianças, adolescentes e adultos. São cerca de 300 vagas disponíveis, há vagas para algumas modalidades ainda. Informações pelo celular ou WhatsApp (13) 99108-1582, com o Daniel.

A Formando Cidadão coordena também o Projeto o Futuro nos Tatames. A inciativa disponibiliza três modalidades de artes marciais: Judô, Karatê e Jiu-Jitsu. O projeto está localizado na região do Jardim Santa Maria e informações pelo celular ou WhatsApp (13) 92000-8786, com a Denise.

É importante ressaltar que o retorno ao modelo presencial atende as regras de prevenção à Covid-19, tais como uso de máscara, aferição de temperatura, totem com álcool em gel e número reduzidos de alunos por turma. Anteriormente as aulas dos três projetos estavam sendo realizadas apenas pelo canal do YouTube – Formando Cidadão Guarujá.