Cotidiano

Projeto turístico ambicioso ligará 40 municípios entre São Paulo, Minas e Rio

O projeto focado no ecoturismo promete, além de proteger a biodiversidade local, também atrair mais turistas para essas regiões

Luna Almeida

Publicado em 08/05/2025 às 21:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A proposta é facilitar o acesso e estimular o fluxo de turistas conscientes do papel da preservação ambiental / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Trilha Transmantiqueira, uma das maiores rotas de longo curso do país, recebeu nova sinalização no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, considerado um dos mais de 40 municípios abrangidos pela trilha. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A trilha, que passa por diversos pontos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, se destaca por sua longa extensão e por cruzar áreas com alto valor natural, histórico e cultural.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• De trilha a praia: parque tem belezas e paisagens únicas e conecta RJ a SP

• 'Faria Lima dos Galpões': cidade no interior é famosa por trilha ecológica

• Refúgio de paz em meio à natureza, 'Nova Campos do Jordão' encanta turistas

Ao mesmo tempo em que oferece uma experiência de imersão na natureza, também cumpre um papel ecológico fundamental ao conectar unidades de conservação e proteger a biodiversidade local.

Uma equipe técnica chegou à região de São Francisco Xavier nesta quinta-feira (8) para dar continuidade à sinalização do percurso, que atravessa a Serra da Mantiqueira com o objetivo de fomentar o ecoturismo, promover a conservação ambiental e movimentar a economia por meio do turismo sustentável.

Continua depois da publicidade

A cidade, que é considerada ‘a nova Campos do Jordão', encanta turistas pela sua natureza e segurança.

Mais de mil quilômetros de integração ambiental

Com mais de 1.200 quilômetros previstos, o projeto ambiciona ligar mais de 40 municípios e integrar mais de 30 unidades de conservação.

A equipe responsável pela sinalização iniciou a caminhada em 24 de abril, na capital paulista, e deve finalizar o trajeto no Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais. A previsão é de 75 dias de jornada, com mais de 900 quilômetros percorridos a pé.

Continua depois da publicidade

Durante o trajeto, o grupo mapeia o percurso, define pontos de apoio, realiza manutenções nos trechos já abertos e instala placas indicativas que orientam os trilheiros e garantem mais segurança e informação aos visitantes.

A proposta é facilitar o acesso e estimular o fluxo de turistas conscientes do papel da preservação ambiental.

Mobilização e apoio das comunidades

Desde o início do projeto, já foram realizados 10 seminários de divulgação sobre a trilha, além de mais de 20 mutirões de campo que envolveram voluntários na região da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira. 

Continua depois da publicidade

Cerca de 200 quilômetros de trilha já foram sinalizados, reforçando o comprometimento coletivo com a proposta.

Em distritos como São Francisco Xavier, a expectativa é de que a iniciativa aumente o número de visitantes, ao mesmo tempo em que fortalece o turismo sustentável e traz benefícios diretos às comunidades locais.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software