Projeto quer ajudar as pessoas na redescoberta da Baixada Santista após a pandemia

Jornalista quer ajudar caiçara a redescobrir as nove cidades e mostrar tudo o que mudou durante os meses de pandemia

Comentar
Compartilhar
17 OUT 2020Por LG Rodrigues07h00
Ao mesmo tempo em que a Região se 'remonta' em período de pandemia, Rio almeja ajudar nesse momento de redescobertaFoto: Nair Bueno/DL

Diante de um cenário mundial tão cheio de incertezas devido à pandemia do novo coronavírus, apenas um fato é considerado concreto: tudo isso vai passar. Mas e depois? Como será retornar ao mundo que foi tão afetado pelo vírus e pela necessidade de se fazer um isolamento social rigoroso? É pensando nisso que uma jornalista de Santos decidiu criar e lançar um projeto que almeja, entre tantas coisas, justamente isso: redescobrir a Baixada Santista.

As mudanças que já ocorreram e ainda estão acontecendo são percebidas e comentadas especialmente pelas redes sociais de forma praticamente diária. O Orgulho Caiçara, projeto concebido por Mariana Rio tem como objetivo guiar os moradores de Santos e cidades vizinhas a começar um novo processo de descoberta na Região que até março deste ano era tão conhecida pelo seu morador como a palma da própria mão.

Atualmente, o projeto Orgulho Caiçara pode ser acessado também na palma da mão, mas com uma ajudinha extra de um smartphone, uma vez que o conteúdo está todo inserido em um perfil de uma conta própria no Instagram.

"É um projeto que nasceu em meio a pandemia devido à minha vontade de me reinventar como profissional diante de tantas dúvidas que a quarentena nos trouxe e ao mesmo tempo ajudar a divulgar e valorizar o setor do turismo em Santos e região que foi um dos mais afetados com a Covid-19. O objetivo, além de entreter, é informar e prestar serviço, levar um conteúdo relevante para que os turistas possam conhecer mais nossa cidade e até os caiçaras que moram aqui", explica Mariana.

Ao notar que havia uma lacuna no segmento e que não havia nenhuma conta que abordasse o tema sem utilizar o padrão de fotos ou catálogo de vendas, ela quis mostrar que o turismo de Santos e Região vai além disso.

"No meu Instagram pessoal eu sempre abordei bastante esse tema naturalmente e compartilhava muitas dicas de viagens. Ano passado eu tive a ideia de gravar um guia turístico lá em Campos do Jordão e fui com um cinegrafista fazer alguns episódios lá com dicas de passeio, bares, restaurantes e pontos turísticos no geral. Quando voltei pra Santos resolvi dar continuidade a esse projeto aqui, mas de forma orgânica sem pensar muito em nome ou em isso de fato virar algo mais sério. Comecei a apresentar para as pessoas vários lugares e coisas bacanas da minha cidade, até porque como eu sempre fui uma pessoa que saía muito, vários amigos e amigas sempre me perguntavam várias coisas, então achei que essas dicas seriam valiosas".

O projeto também veio com o objetivo de dar um 180º na carreira da própria jornalista, que viu a sua profissão mudar da noite pro dia com a chegada da pandemia.

"Esse projeto nasceu durante a pandemia e criei realmente para também me reinventar, porque eu mesma estava cheia de dúvidas e queria impactar na cidade de alguma forma. Foi quando percebi que o negócio já estava 'na minha cara' que era o turismo, mas eu só postava nas minhas redes pessoais e eu via que o material se perdia ali e percebi que deveria criar uma comunidade de pessoas interessadas neste tema".

No perfil dedicado ao turismo caiçara, Rio almeja destacar curiosidades e fatos talvez desconhecidos pela maioria da população sobre locais novos e velhos da Região.

"A ideia é destacar mais locais como pontos turísticos, cenários bacanas e sair um pouco da caixinha ao tentar mostrar de forma diferente e contar histórias em formato 'storytelling' de vídeos. Mas não é algo que vai ficar preso a Santos, a Baixada Santista não se resume só ao santista, também quero destacar tudo que há em São Vicente, Praia Grande, Guarujá, o litoral todo mesmo".

Para quem quiser conferir o Orgulho Caiçara, basta acessar o Instagram e acessar o perfil que nestes primeiros dias de vida já visitou pontos tanto da Ponta da Praia e do Centro quanto da Zona Noroeste. O perfil é o @orgulho_caicara.