Cotidiano

Projeto pioneiro de terapias assistidas por animais inicia nova fase no Litoral de SP

As atividades acontecem em um espaço acolhedor com quintal amplo, que abriga galinhas, gatos, cachorros, coelhos e até um bode

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 07/10/2025 às 19:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Projeto pioneiro de terapias assistidas por animais vem transformando a vida de crianças, jovens e adultos na região / Divulgação

Continua depois da publicidade

Criado há um ano pelo Espaço Pedagógico Multifuncional Incluindo Eu Me Incluo (EPEM), em São Vicente, o projeto pioneiro de terapias assistidas por animais vem transformando a vida de crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência e suas famílias na Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Agora, a iniciativa entra em uma nova etapa voltada especificamente para pessoas com Esclerose Múltipla, seus familiares e amigos. A ação é fruto de uma parceria entre o EPEM, a Associação do Litoral Paulista de Amigos e Pessoas com Esclerose Múltipla (Alsapem) e conta com o apoio das farmacêuticas Merck e EMS, líderes em ciência e tecnologia na área da saúde.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do Litoral de SP resgata mais de 100 animais silvestres em 2025

• Novo ponto de feira oferece alimentos sem agrotóxicos e adoção de animais no litoral de SP

• Cidade do Litoral de São Paulo reforça ações contra maus-tratos a animais

As atividades acontecem na sede do EPEM, em um espaço acolhedor com quintal amplo, que abriga galinhas, gatos, cachorros, coelhos e até um bode, todos participantes das terapias. A programação será realizada durante sete sábados consecutivos, de 20 de setembro a 8 de novembro, sempre das 14h às 16h30.

Os encontros reúnem uma equipe multidisciplinar formada por pedagoga, psicopedagoga, psicóloga, especialista em deficiência visual, neuropsicopedagoga, enfermeira, farmacêutica e artista plástica, garantindo que os pacientes tenham uma experiência segura e enriquecedora.

Continua depois da publicidade

A iniciativa alia ludicidade a práticas terapêuticas inovadoras / Divulgação
A iniciativa alia ludicidade a práticas terapêuticas inovadoras / Divulgação
Projeto foi criado há um ano em São Vicente / Divulgação
Projeto foi criado há um ano em São Vicente / Divulgação
Em 2025 a iniciativa entrou em uma nova etapa / Divulgação
Em 2025 a iniciativa entrou em uma nova etapa / Divulgação

“O projeto tem a missão de promover desenvolvimento, autonomia e integração, respeitando cada indivíduo e levando alegria, amor e leveza junto aos animais, para que cada momento possa restaurar a confiança na evolução física e mental”, afirma Luciana Zima, idealizadora e psicopedagoga responsável pelo EPEM.

Inspirada em filmes como Patch Adams: O Amor é Contagioso e A Fantástica Fábrica de Chocolate, a iniciativa alia ludicidade a práticas terapêuticas inovadoras.

Para Lilian dos Reis, diretora executiva da Alsapem, o projeto representa um avanço importante no tratamento complementar da doença. “É sabido o quanto a saúde mental, cognitiva e emocional influencia diretamente nos sintomas da Esclerose Múltipla. Por isso, é tão importante ampliar as terapias convencionais com essa iniciativa”, destaca.

Continua depois da publicidade

O projeto é uma realização conjunta do EPEM e da Alsapem, com apoio das farmacêuticas Merck e EMS. O Espaço Pedagógico Multifuncional Incluindo Eu Me Incluo está localizado na Rua Santo Antônio, 44, Jardim Guassu, em São Vicente.

Mais informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do EPEM e da Alsapem.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software