Projeto pioneiro de terapias assistidas por animais vem transformando a vida de crianças, jovens e adultos na região / Divulgação
Continua depois da publicidade
Criado há um ano pelo Espaço Pedagógico Multifuncional Incluindo Eu Me Incluo (EPEM), em São Vicente, o projeto pioneiro de terapias assistidas por animais vem transformando a vida de crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência e suas famílias na Baixada Santista.
Agora, a iniciativa entra em uma nova etapa voltada especificamente para pessoas com Esclerose Múltipla, seus familiares e amigos. A ação é fruto de uma parceria entre o EPEM, a Associação do Litoral Paulista de Amigos e Pessoas com Esclerose Múltipla (Alsapem) e conta com o apoio das farmacêuticas Merck e EMS, líderes em ciência e tecnologia na área da saúde.
Continua depois da publicidade
As atividades acontecem na sede do EPEM, em um espaço acolhedor com quintal amplo, que abriga galinhas, gatos, cachorros, coelhos e até um bode, todos participantes das terapias. A programação será realizada durante sete sábados consecutivos, de 20 de setembro a 8 de novembro, sempre das 14h às 16h30.
Os encontros reúnem uma equipe multidisciplinar formada por pedagoga, psicopedagoga, psicóloga, especialista em deficiência visual, neuropsicopedagoga, enfermeira, farmacêutica e artista plástica, garantindo que os pacientes tenham uma experiência segura e enriquecedora.
Continua depois da publicidade
“O projeto tem a missão de promover desenvolvimento, autonomia e integração, respeitando cada indivíduo e levando alegria, amor e leveza junto aos animais, para que cada momento possa restaurar a confiança na evolução física e mental”, afirma Luciana Zima, idealizadora e psicopedagoga responsável pelo EPEM.
Inspirada em filmes como Patch Adams: O Amor é Contagioso e A Fantástica Fábrica de Chocolate, a iniciativa alia ludicidade a práticas terapêuticas inovadoras.
Para Lilian dos Reis, diretora executiva da Alsapem, o projeto representa um avanço importante no tratamento complementar da doença. “É sabido o quanto a saúde mental, cognitiva e emocional influencia diretamente nos sintomas da Esclerose Múltipla. Por isso, é tão importante ampliar as terapias convencionais com essa iniciativa”, destaca.
Continua depois da publicidade
O projeto é uma realização conjunta do EPEM e da Alsapem, com apoio das farmacêuticas Merck e EMS. O Espaço Pedagógico Multifuncional Incluindo Eu Me Incluo está localizado na Rua Santo Antônio, 44, Jardim Guassu, em São Vicente.
Mais informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do EPEM e da Alsapem.