Projeto na Praia de Pernambuco ajuda a manter a praia limpa

Amigos da Praia de Pernambuco realizam periodicamente mutirão de limpeza no local

Comentar
Compartilhar
28 FEV 2018Por Da Reportagem16h18
Ação é realizada na Praia de Pernambuco, em GuarujáFoto: Luiz Torres/Arquivo DL

Todo fim de tarde na praia é a mesma cena. A sujeira que deveria estar nas caçambas de lixo está espalhada pela areia, mar e encostas. Para conscientizar a população da importância do descarte correto dos resíduos, um grupo de Amigos da Praia de Pernambuco, em Guarujá, realiza mutirões de limpeza e educação ambiental.

"Estamos cuidando da praia, não só para nós como também, para nossos filhos. Queremos despertar nos moradores, turistas e comerciantes uma mudança de atitude. O lixo deixado na areia acaba indo para oceano prejudicando os animais marinhos. E, além disso, a praia fica com visual sujo, espantando os freqüentadores", declarou Walter Ronaldo Gomes da Silva, mas conhecido como Dito. Ele é um dos responsáveis pelo projeto.

Nascido e criado na Praia de Pernambuco, Dito e os seus amigos sempre participaram do Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios e depois de adquirir uma escola de surf no local, sentiu a necessidade de manter a região sempre limpa.

O grupo conta com a parceria do Instituto Gremar (Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna) e já realiza mutirões de limpeza na região há mais de um ano. Nas ações chega a coletar até uma tonelada de lixo. Dentre os materiais recolhidos estão plásticos, bitucas de cigarro, canudos, colheres, bandeja linhas de pesca, entre outros.

"É fácil cobrarmos a Prefeitura, mas precisamos também fazer a nossa parte. O lixo pertence à pessoa e ela precisa aprender a jogar no lugar correto", enfatizou, Dito.

Mutirão de Limpeza

A Ação entre Amigos da Praia de Pernambuco (Guarujá) realiza no dia 7, a partir das 10 horas, um mutirão de limpeza e revitalização da Rua dos Surfistas. A concentração acontece na Avenida Jomar - Praia de Pernambuco. Os participantes precisam levar luvas e sacos de lixos grandes.