Cotidiano
Promovida pela organização Wader Quest, a iniciativa acontece todos os anos no mundo todo e é aberta a todos os públicos
Projeto busca valorizar as pessoas envolvidas na conservação, sejam elas profissionais ou voluntárias / Marcio Ribeiro/DL
Continua depois da publicidade
Neste fim de semana, dias 1º e 2 de novembro, acontece o Wader Conservation World Watch (WCWW12) — um evento global que mobiliza observadores de aves de vários países em defesa das aves limícolas, grupo que inclui maçaricos, batuíras e outras espécies costeiras. Promovida pela organização Wader Quest, a iniciativa é aberta a todos os públicos.
Para participar, basta sair a campo para observar aves costeiras, registrar as espécies encontradas na plataforma eBird e compartilhar as informações com o usuário WaderQuestTeam.
Continua depois da publicidade
Os participantes também podem enviar fotos e nomes dos integrantes da equipe, que serão incluídos no Roll of Honour, uma lista global que celebra quem contribuiu para o esforço de conservação das aves limícolas.
O WCWW é um evento anual e global, que reúne pessoas e organizações de diversos países para observar, registrar e divulgar informações sobre aves costeiras.
A participação é gratuita e simples — não é necessário se inscrever ou contar os indivíduos. Basta observar e compartilhar os dados.
Continua depois da publicidade
Mais do que chamar atenção para os desafios enfrentados por maçaricos, batuíras e outras espécies, o projeto busca valorizar as pessoas envolvidas na conservação, sejam elas profissionais ou voluntárias.
É também uma forma simbólica de dizer: “Eu me importo com o que está acontecendo com as aves costeiras do mundo.”
Confira alguns números que mostram o estado de conservação das espécies no mundo:
• 48% das populações conhecidas estão em declínio;
• 6 espécies já estão extintas;
• 8 espécies estão criticamente ameaçadas (4 delas provavelmente já extintas);
• 9 espécies são consideradas ameaçadas;
• 9 espécies estão classificadas como vulneráveis;
• 29 espécies são quase ameaçadas.
Continua depois da publicidade
Em Peruíbe (SP), o evento local é neste sábado (1º), com ponto de encontro às 7h, no Cetas da cidade, seguido de uma saída para observação na Praia do Taniguá.
A programação inclui um café comunitário, oficinas infantis de pintura de aves, palestras, exposições e outras atividades educativas.
“Essa iniciativa acontece em todo o mundo. No ano passado, tivemos participantes de 139 países. Em 2021, foram 582 pessoas de 150 países — é incrível ver tanta gente mobilizada ao mesmo tempo”, disse o biólogo Bruno Lima, do Projeto Aves Limícolas.
A reportagem foi produzida com informações dos Projetos 30 Réis e Aves Limícolas. Participe e ajude a proteger as aves costeiras!
Continua depois da publicidade