Projeto “Fortaleza da Imaginação” tem início nesta sexta-feira (4)

As Escolas Municipais 1º de Maio e Francisco Figueiredo abrem a programação lúdica da iniciativa cultural

Comentar
Compartilhar
04 ABR 201412h07

Com o objetivo de incluir as crianças de Guarujá na comemoração de 430 anos do Forte da Barra, a Secretaria de Cultura inicia nesta sexta-feira, 4, o projeto “Fortaleza da Imaginação”. As atividades lúdicas serão realizadas de terças às sextas-feiras, das 9 às 14 horas, durante todo o mês de abril. A iniciativa oferecerá como método de aprendizado às visitas ao monumento histórico.

O projeto levará alunos de 5 a 12 anos da rede municipal de ensino participantes do programa Mais Educação, à visitas monitoradas com intervenções teatrais. As crianças aprenderão, de maneira lúdica e divertida, um pedaço da história regional, com a encenação da construção da Fortaleza da Barra, sob o comando de “Rei Felipe II”. As apresentações serão realizadas pelo grupo de teatro do Guarujá Elipsoidal.

A Diretora de Patrimônio Histórico-cultural e Arquitetônico da Secretaria de Cultura, Patrícia Lima, conta que o projeto aproxima crianças e jovens de uma história que faz parte de Guarujá. “Além do aprendizado, a didática incentiva á visitas culturais e mostra para os alunos, que passeios em museus e monumentos históricos pode ser uma fonte de conhecimento divertida e lúdica”, disse.

Serão duas unidades municipais, por dia, que participarão da “aventura no mundo da imaginação”. As atividades do projeto começam com a EM 1º de Maio e EM Francisco Figueiredo. A Fortaleza ficará aberta para visitação, normalmente, nos dias em que as atividades do projeto acontecerem. O horário para visitação no local é de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.