Projeto da reurbanização da avenida Beira-Mar prevê seis etapas

A obra será iniciada pelo trecho IV, localizado no limite entre o Jardim Casqueiro e a Vila Ponte Nova, em Cubatão

Comentar
Compartilhar
24 JAN 201417h08

O projeto de urbanização da Avenida Beira Mar anunciado pela Prefeitura de Cubatão prevê que a realização da obra seja feita em seis etapas. A obra será iniciada pelo trecho IV, localizado no limite entre o Jardim Casqueiro e a Vila Ponte Nova, e até o final de 2015 a Administração pretende concluir esse e os trechos III e II, incluindo a Praça da Independência.

Os 2,6 km de extensão da Avenida Beira Mar ganharão ciclovias, calçadão, arborização, além de projeto paisagístico e de acessibilidade. Em todo o percurso haverá banheiros públicos, lixeiras e barracas de frutas. A iluminação será totalmente remodelada, semelhante ao modelo implantado na Avenida Nove de Abril.

A ciclofaixa que liga a Avenida Beira Mar à Ilha Caraguatá será transformada em ciclovia, com iluminação e sinalização adequada. Da mesma forma, a Avenida Jorge Joaquim Peralta também sofrerá uma grande intervenção, com nova pavimentação, iluminação e paisagismo, desde o trecho em frente à Escola Técnica Federal, onde também será implantada uma praça de conveniência.

O projeto de urbanização da Avenida Beira Mar prevê que a realização da obra seja feita em seis etapas (Foto: Divulgação/PMC)

Confira mais informações de cada trecho do projeto:

Trecho I
Praça Olímpio Lima, confluência com Avenida Joaquim Jorge Peralta e Estrada Metalúrgico Ricardo Reis (acesso à Ilha Caraguatá) e Avenida Beira-Mar, até proximidades da Praça Independência.
Comprimento: 1 km.
Detalhes: Será a porta de entrada do complexo de lazer. A Praça Olímpio Lima passará por requalificação urbana e ordenamento viário. A raia olímpica e os flutuantes das marinas próximas serão remodelados, para se adequarem ao projeto. Um monumento e um relógio solar serão erguidos nesse trecho, que ganhará ciclovia, calçadão e um restaurante.
Prazo de conclusão previsto para até dezembro de 2016

Trecho II
Área da Praça Independência
Comprimento: 300 m, mais a Praça
Detalhes: O trânsito será reorganizado e a Praça Independência será integrada ao calçadão da Avenida Beira-Mar. O obelisco será recuperado e revestido de mármore. Nesse trecho serão construídos o espaço para esportes radicais (skate, ciclismo, paredão de escalada etc.); área de lazer infantil (play-ground e diversos brinquedos); teatro de arena; quadra de esportes e gibiteca. Haverá uma área coberta para uso em dias chuvosos e para apresentações culturais e uma lanchonete.
Prazo de conclusão previsto para até dezembro de 2015

Trecho III
Desde a confluência da Avenida Beira Mar com a Rua Martim Francisco até a confluência desta avenida com a Rua Brasília.
Comprimento: 350 m.
Detalhes: Nesse trecho está prevista a construção da área de ginástica para a terceira idade, cardiocircuito e mais uma lanchonete.
Prazo de conclusão previsto para até dezembro de 2015

Trecho IV
Encontro das avenidas Beira-Mar (desde a Rua Brasília) e Felicia Olivieri Trombino, até a confluência com a Rua Marechal Humberto de Alenar Castelo Branco e a Praça Vereador João Faustino Alvarenga.
Comprimento: 290 m.
Detalhes: Serão construídos quadra de futebol society, com gramado sintético; quadra de tênis e duas quadras esportivas. Uma nova rotatória reordenará o trânsito do local. Será construído um espaço de lazer para animais domésticos.
Prazo de conclusão previsto para até dezembro de 2014

Trecho V
Avenida Felicia Olivieri Trombino, desde a confluência com a Rua Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco até proximidades da Rua Boa Vista.
Comprimento: 300 m
Prazo de conclusão previsto para até dezembro de 2016
Detalhes:
Nesse trecho, de pouca largura, serão construídos calçadão, ciclovia e arborização, não havendo avanço sobre as águas.

Trecho VI
Avenida Felicia Olivieri Trombino, desde a confluência com a Rua Boa Vista até a Rua Jornalista Donato Ribeiro, avançando por esta até a Rua Galdino Vicente e acompanhando o trecho final desta última via até o seu final.
Comprimento: 350 m.
Detalhes: Nesse trecho estará localizado o retorno da ciclovia e o fim do calçadão.
Prazo de conclusão previsto para até dezembro de 2016