X

Cotidiano

Projeto da EM Almeida Júnior vira matéria da Rede Globo

A iniciativa ofereceu aos estudantes da unidade, atividades de estudo sobre a Bósnia

Publicado em 21/05/2014 às 12:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“52% da população da Bósnia reside na área rural e 48% na área urbana. O país tem três presidentes, devido às fragmentações. A capital da Bósnia é Sarajevo e foi escolhida por ser a cidade com maior tecnologia do país”. Os aspectos sobre o país foram abordados em Guarujá, pelos alunos da Escola Municipal Almeida Júnior, no Jardim Tejereba, durante reportagem da Rede Globo, sobre a Bósnia-Herzegovina, que se hospedará no Guarujá, durante o período de preparação para a Copa 2014.

A iniciativa da Secretaria da Educação resultou em reportagem gravada pela Rede Globo. A matéria foi ao ar na última segunda (19), no telejornal SPTV, dentro do quadro TV Copinha, um espaço destinado à divulgação de iniciativas infanto-juvenis relacionados ao esporte.

A TV Globo acompanhou um passeio diferenciado com os estudantes, mesclando o conteúdo aprendido, com vivências na Cidade. Cerca de 20 alunos do 5º ano passaram o dia na Praia da Enseada onde realizaram passeio envolvendo partidas de futebol, além de visita ao Casa Grande Hotel, onde aprofundaram ainda mais o conhecimento da culinária típica da Bósnia, por trocarem experiências com os cozinheiros que recepcionarão a Seleção.

(Foto: Divulgação/PMG)

Segundo o coordenador de História e Geografia da Secretaria de Educação, Romualdo Bellomusto, a Copa do Mundo proporciona grandes conhecimentos aos alunos. “O futebol exerce uma grande influência sobre as crianças e adolescentes, trazendo uma grande oportunidade para os trabalhos interdisciplinares. Por isso, a Seduc não mede esforços em fomentar atividades desta importância, o que facilita o processo de ensino- aprendizagem acerca do País”.

Os professores iniciaram as atividades, com o recebimento do apoio pedagógico enviado pela Secretaria de Educação. Os estudos começaram com a explicação sobre a vinda da seleção para o Guarujá. “Os alunos são muito interessados, e saber o motivo das aulas diferenciadas foi essencial para o empenho nos estudos”, diz a coordenadora do projeto na Escola, Ana Cecília de Oliveira.

O material deu origem ao aprendizado intensificado sobre a Bósnia. Aspectos como a gastronomia típica, população, características das principais cidades, detalhes da bandeira, clima, moeda local, idioma predominante, política utilizada, história, uniforme da seleção e futebol foram estudados e aprendidos pelos jovens.

As teorias aplicadas sobre a Bósnia, não foram apenas passadas aos alunos do 5º ano. Uma turma composta por quatro estudantes se responsabilizou por passar o conhecimento aos demais colegas. Durante uma aula, os jovens discursaram sobre o assunto, com o auxílio do material que utilizaram para estudar.

“Nós, educadores, sabemos que mesmo estudando, a dificuldade de passar conhecimentos existe. Eles falaram com segurança e chamaram a atenção dos colegas e professores”, diz a orientadora de ensino da unidade, Solange Correa.

Para o aluno Pedro Henrique de Oliveira Cruz, é satisfatório ver um projeto desenvolvido na escola, com uma repercussão tão grande. “Foram vários momentos legais que compartilhamos juntos. Explicar para o repórter o nosso conhecimento foi muito bom. Os estudos nos ajudaram, conhecemos de perto como é ser professor, jornalista e todos adoramos dividir nosso conhecimento com os colegas”, afirmou o aluno Pedro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter