X

Cotidiano

Projeto contra erosão na Ponta da Praia será explicado em evento

A apresentação caberá aos doutores da Unicamp, Tiago Zenker Gireli e Patrícia Dalsoglio Garcia, autores da nota técnica que embasa o planejamento

Da Reportagem

Publicado em 13/12/2017 às 11:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os detalhes serão explicados amanhã na Sociedade de Melhoramentos do bairro / Divulgação/PMS

Detalhes do projeto piloto para reduzir os impactos do processo erosivo da Ponta da Praia, em Santos, serão apresentados à população amanhã, às 19h, na Sociedade de Melhoramentos do bairro (Rua Maestro Heitor Villa Lobos, 160). O evento é aberto a todos os ­interessados.

A apresentação caberá aos doutores da Unicamp, Tiago Zenker Gireli e Patrícia Dalsoglio Garcia, autores da nota técnica que embasa o planejamento. Eles irão explicar como funcionará a barreira planejada para ser instalada no mar.

O projeto piloto da Ponta da Praia, anunciado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) no último dia 6, é a continuação dos estudos que apontarão a solução definitiva para o acentuado processo erosivo observado no local.

A proposta consiste da construção de duas estruturas submersas (uma que segue mar adentro por 275 metros e outra paralela ao muro, em direção ao Canal 6, com 240 metros de extensão) formadas por bags de tecido geotêxtil e que serão preenchidas com areia da praia. A barreira servirá também para minimizar a erosão e os danos causados pelas ressacas.

A implantação do projeto piloto, que custará quase R$ 3 milhões, será em dezembro e janeiro e deve ser concluída em 40 dias. A definição do período de intervenção está baseada em estudos que apontam esses meses com o menor risco de ressacas. Para garantir a segurança dos frequentadores da praia será necessário interditar um trecho da faixa de areia.

O recurso para a execução do projeto piloto foi liberado pelo Ministério Público Estadual e é resultado de multa ambiental por acidente ocorrido no Porto de Santos. O valor estava depositado no Fundo Municipal de Meio Ambiente e definido para este fim.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter