É esperado que sejam implantados na nova pista sistemas de ventilação e segurança como parte essencial da obra, especialmente em túneis com quilômetros de extensão / Burak The Weekender/Pexels
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Com a promessa de permitir a passagem de veículos como carros, ônibus e caminhões, seguindo os moldes de grandes túneis rodoviários, a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes promete chegar com uma proposta estratégica.
Segundo o próprio Governo de São Paulo, é esperado que aconteça um escoamento do trânsito em direção às praias de Santos e do litoral paulista, visto que o trajeto passará pela Serra do Mar, que sempre foi definida como um “gargalo” no deslocamento entre a capital e o Porto de Santos.
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O projeto prevê cerca de 17 quilômetros de túneis em um total aproximado de 21,5 quilômetros, incluindo o maior túnel rodoviário do país, com mais de 6 quilômetros de extensão. O valor está estimado em cerca de R$ 6 bilhões.
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Já na parte de engenharia, as obras vão enfrentar um cenário geológico complexo, com formações rochosas instáveis, lençóis freáticos e áreas sujeitas a deslizamentos, exigindo estudos de solo detalhados e monitoramento constante.
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É esperado que sejam implantados na nova pista sistemas de ventilação e segurança como parte essencial da obra, especialmente em túneis com quilômetros de extensão.
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Os recursos buscam garantir condições adequadas de operação diária e resposta rápida a incidentes, com o propósito de aumentar a proteção de motoristas e equipes de resgate.
Entre os sistemas que devem ser implementados na nova pista estão:
A nova pista da Rodovia dos Imigrantes deve demorar um pouco para ser concluída, por conta da complexidade em torno dos trabalhos de escavação, instalação de sistemas de segurança e da necessidade de testes antes da liberação final.
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A conclusão das obras da terceira pista da Imigrantes está prevista para acontecer em 2031.