Cotidiano

Projeto de trem bilionário que liga Litoral ao Vale do Ribeira entra em fase final

Veja trajeto da linha SantosCajati com 13 estações, transporte de passageiros e cargas para reduzir congestionamentos no litoral paulista

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 16/10/2025 às 13:20

Atualizado em 16/10/2025 às 13:29

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CPTM desenvolve uma linha de trem entre Santos e Cajati / Imagem meramente ilustrativa / Imagem gerada por IA

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O projeto da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para construir uma nova linha férrea entre Santos e Cajati entrou na fase final de elaboração.

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A iniciativa promete ligar o litoral sul de São Paulo ao Vale do Ribeira, transportando passageiros e cargas em um trajeto que passará por 13 cidades.

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A estimativa é de que o trem atenda até 32 mil passageiros por dia e transporte cerca de 600 contêineres diariamente.

O projeto é desenvolvido pela área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da CPTM, empresa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo.

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Linha vai cruzar o litoral sul com integração ao VLT e ao Trem Intercidades

A futura linha Santos–Cajati será integrada ao VLT da Baixada Santista e ao Trem Intercidades (TIC), que ligará Santos à capital paulista. Juntas, as conexões formarão um corredor ferroviário contínuo entre o litoral e São Paulo.

O trajeto contará com 13 estações, localizadas nos municípios de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati.

De acordo com a CPTM, as vias existentes serão analisadas tecnicamente e, sempre que possível, reaproveitadas para reduzir custos e acelerar a implantação.

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Veja abaixo o percurso desenhado pela CPTM:

Traçado da futura linha férrea SantosCajati, que deverá ligar a Baixada Santista ao Vale do Ribeira

Percurso de 2h20 e trem híbrido de última geração

O tempo estimado de viagem no serviço expresso será de 2h20 (136 minutos). Também haverá dois serviços paradores: Santos–Peruíbe, com duração média de 48 minutos, e Peruíbe–Cajati, com 114 minutos de percurso.

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O trem será híbrido, movido por energia elétrica e combustão, com o objetivo de reduzir emissões de poluentes e garantir eficiência energética. O investimento previsto está entre R$ 19 bilhões e R$ 21 bilhões, valor que será detalhado na próxima fase do projeto.

Projeto avança e deve impulsionar turismo e economia regional

A CPTM informou que o levantamento topográfico aerofotogramétrico da região está em andamento e deve ser concluído até o final deste ano.

Em seguida, será iniciado o anteprojeto de engenharia, que servirá de base para execução da obra ou para uma possível concessão à iniciativa privada.

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Segundo o governo estadual, o trem trará benefícios sociais, econômicos e ambientais, como redução de congestionamentos e acidentes nas rodovias, diminuição da emissão de gases poluentes e estímulo ao turismo e à inclusão regional.

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