Cotidiano

Projeto apresenta cultura indígena para alunos de Guarujá

Por meio de dança, canto, pintura facial e venda de artesanatos os índios divulgaram a cultura e vivência dos moradores da aldeia Kariri Xocó

Da Reportagem

Publicado em 09/09/2019 às 18:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Grupo Kaçafeyta apresentou sua cultura indígena para alunos e responsáveis na unidade / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

No último dia (30), o Núcleo de Educação Infantil Conveniado (NEIC) Professor Amaro de Araújo Lima Sobrinho, na Enseada, recebeu o Projeto Sambyyé Baxó, onde o Grupo Kaçafeyta apresentou sua cultura indígena para alunos e responsáveis na unidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação começou por volta das 14 horas e envolveu apresentações de dança, canto, pintura facial, palestra, venda de artesanatos e a montagem de uma representação de oca em tamanho menor. O Projeto é ministrado pelo cacique Kayrrá, da aldeia Kariri Xocó, localizada em Alagoas e que possui três mil habitantes. Seu objetivo é divulgar a cultura e vivência de seu povo pelo Brasil e, por meio do projeto, sustentar sua família.

Continua depois da publicidade

A ideia de convidar o grupo partiu da orientadora pedagógica da unidade, Adriana de Almeida Miki, que encontrou o projeto enquanto navegava pela internet, coincidentemente, no Dia do Índio (19 de abril). "É muito importante trazer a cultura para as escolas e creches, não podemos deixar que ela se perca", contou.

Sobre a visita ao NEIC, o cacique conta que se sentiu em casa. "Fiquei impressionado com a recepção das crianças, pais e profissionais da escola. Foi maravilhoso".

Continua depois da publicidade

O Sambyyé Baxó

O Projeto existe há quase 20 anos e desde então viaja o País para apresentações em escolas. Seu nome significa 'Guerreiro de Verdade' e sua cultura possui uma vertente musical muito forte, tendo sua maior representatividade no Toré, conjunto de cantos e danças que representam acontecimentos históricos e culturais.

O nome do grupo, Kaçafeyta, significa 'conhecimento' ou 'sabedoria' em sua língua original, e representa a oportunidade que levam para jovens e adultos, de conhecer suas culturas ancestrais, valorizando suas raízes e propagando o respeito ao próximo. Para entrar em contato com o Grupo, basta acessar o site kayrrakaririxoco.com.br, ou ligar no número (11) 98705-4016.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software