X

Cotidiano

Programa 'Vizinhança Solidária' ganha força em Guarujá

Parceria entre população e órgãos públicos visa diminuir índices de violência e criminalidade

Da Reportagem

Publicado em 17/02/2020 às 21:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ação colaborativa tem o objetivo de promover o bem estar público / Divulgação/PMG

Criado pela Polícia Militar (PM) em 2009 na capital paulista, o programa 'Vizinhança Solidária' só cresce em Guarujá, graças a uma parceria entre o poder público e a população. A ação colaborativa, que tem o objetivo de promover o bem estar público, já está presente em três bairros, chegando agora na Barra Funda.

Associações, Conselhos Municipais de Segurança (CONSEGs) e PM são responsáveis pela medida na Cidade, que já é uma realidade no Guaiúba, Jardim Virgínia e agora se expande para a Barra Funda.  Em Vicente de Carvalho, já existem estudos voltados à possibilidade de adesão em alguns bairros.

A presidente da Sociedade Amigos do Guaiúba, bairro precursor, Deborah da Cruz Baptista Silva, explica que há mais de cinco anos os vizinhos se comunicam, através de grupos no whatsapp, para alertar sobre ações suspeitas no local. "Isso resultou na diminuição significativa do número de ocorrências no bairro. Nós, moradores, estamos sempre atentos a qualquer atitude suspeita e quem ganha somos nós mesmos", comenta.

Corrente positiva

Com as constantes reuniões dos CONSEGs, mais bairros aderiram à ideia. O Jardim Virgínia também participa do 'Vizinhança Solidária' com o apoio do 5ª Cia. da PM.

A presidente da Associação dos Proprietários do Jardim Virgínia, Joyce Carvalho, conta que as melhorias já podem ser notadas. "Em relação aos outros anos, esse verão foi muito tranquilo e seguro para nós. Quando há alguma atitude que foge do cotidiano, nos alertamos através de grupos no whatsapp e solicitamos à PM, que está de parabéns pela prontidão e agilidade, disse."

Em Vicente de Carvalho, CONSEG, moradores e PM discutiram, em reunião na última quinta-feira (13), a possibilidade de implementar o programa.

Investimento

A Prefeitura de Guarujá tem feito a sua parte. Os investimentos na Guarda Civil Municipal (GCM) são crescentes: mais uma turma de 31 agentes, aprovados em concurso público de 2018, está em formação e, dentro de três meses se juntarão a outros 23 formados no ano passado. No total, o efetivo da GCM em 2020 chegará a 338 guardas, sendo que 140 estão habilitados e portam armas de fogo no patrulhamento diário da Cidade.

Aliado a isso, o Município está investindo, também, na substituição de lâmpadas comuns pelas de LED, que iluminam mais e consomem menos. Elas já chegaram a quase sete mil pontos de iluminação em mais de 170 ruas e avenidas de diversos bairros, incluindo toda a orla das quatro principais praias.

Na Barra Funda, onde o 'Vizinhança Solidária' acaba de ser implementado, os moradores contam com o apoio de câmeras de vigilância, também. Com isso, eles e a PM acompanham a movimentação no bairro em tempo real, sendo que as imagens são armazenadas por até sete dias.

A Praça José Carlos Ferreira Canaes, conhecida como Praça da Biquinha da Barra Funda, passou por uma reforma paisagística feita pela Prefeitura de Guarujá, que ressaltou ainda mais a claridade nos arredores, reforçando a sensação de segurança.

Segundo o presidente da Associação dos Proprietários da Barra Funda, Paulo Rogério da Costa, o próximo passo será a definição de coordenadores e tutores de cada rua, o que intensificará, ainda mais, a fiscalização do local.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

Esportes

Aderlan passa por cirurgia e é baixa no Santos

Jogador se lesionou contra o Paysandu

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter