Programa visitará escolas para sensibilizar sobre o cuidado aos animais

Ação funciona por meio de vídeo seguido de palestras em sala de aula, enfatizando o bem-estar animal, a importância da castração como forma de combater os maus tratos

Comentar
Compartilhar
03 AGO 2018Por Da Reportagem00h30
O programa foi criado pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida)O programa foi criado pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida)Foto: Divulgação/PMS

Com o objetivo de sensibilizar docentes e estudantes para os princípios do bem-estar animal, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) deu início ao programa Mera - Minha Escola Respeita os Animais.

O programa, criado pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), funciona por meio de vídeo seguido de palestras em sala de aula, enfatizando o bem-estar animal, a importância da castração como forma de combater os maus tratos e a opção de adotar ao invés de comprar um animal.

A ação se repetirá toda quarta-feira em uma escola pública previamente cadastrada. "A ideia é sensibilizar os estudantes e professores para que eles sejam multiplicadores desses conceitos", afirmou Leila Abreu, chefe da Codevida.

A estreia do Mera se deu na quarta-feira (2), na UME Barão do Rio Branco, com uma ótima receptividade por parte de estudantes e professores. "Não podemos maltratar os animais porque eles têm os mesmos sentimentos que a gente", afirmou Manuela Gonzalez, 10 anos, da 5ª séria A. Para a professora Alessandra Dalcorso Rocha Silva, "a palestra foi maravilhosa, super esclarecedora".

A cadelinha Julie acompanhou a equipe do Programa Mera na visita. Julie foi abandonada e tratada pela Codevida, sendo posteriormente adotada. Sempre que possível, a ideia é levar um cão nas palestras, demonstrando que mesmo aqueles que foram abandonados, podem ser adotados.

Próxima

A próxima escola a receber o programa, inédito no Estado, será a UME Rubens Lara (manhã) e UME Mário Alcântara (tarde), no próximo dia 8.

Por ano, a Codevida realiza mais de 5 mil castrações gratuitas de cães e gatos, contribuindo para a redução no abandono e nos maus tratos.