X
Cotidiano

Programa Verão no Clima tem início nesta sexta-feira em Praia Grande

Ação de conscientização permanece até dia 6 de março

No dia 20 acontece o mutirão de limpeza e a inscrição limita-se a 100 participantes / Divulgação/PMPG

Até o dia 6 de março Praia Grande recebe a ação Verão no Clima. A campanha de educação ambiental é promovida pelo Governo do Estado e pastas municipais. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) agrega o programa às ações já realizadas na Cidade em prol de conscientizar munícipes e turistas sobre o descarte correto do lixo manter as praias limpas e promover a educação ambiental.

A iniciativa visa conscientizar a população sobre a responsabilidade que cada um tem pela geração de lixo bem como o descarte consciente do mesmo, evitando assim poluir áreas de lazer e que nossas praias sejam alvo de tal descarte. Além de Praia Grande, o projeto Verão no Clima abrange as demais cidades da Baixada Santista, Vale do Ribeiro e Litoral Norte.

A finalidade da ação é a não geração de resíduos, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Para isso, monitores especialmente treinados farão abordagens educativas junto aos frequentadores das praias.

O enfoque da ação será de forma que incentive turistas e munícipes a trazer uma sacolinha ou algo do tipo para coletar os resíduos gerados por eles durante aquele período, e assim que saírem da praia estes resíduos sejam descartados nos devidos contentores.

“A ideia é incentivar a população na destinação correta dos resíduos produzidos na praia, a intenção é aproveitar a sacolinha que a pessoa trouxe com alguma coisa e reaproveite essa embalagem para levar o lixinho que foi feito ali. Isso é uma forma de não geração de mais lixo”, destaca o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

Este ano a ação contará com três tendas, sendo uma fixa e duas itinerantes. As atividades nas tendas acontecem de sexta a domingo, com exceção do período de Carnaval quando a jornada será de sexta-feira (dia 01/03) à quarta-feira de cinzas (dia 06/03) ininterruptamente.

Nos locais, as equipes abordam os banhistas ao acessarem a faixa de areia e também visitam os guarda-sóis para orientar os veranistas. As tendas serão montadas nas seguintes disposições:

Tenda 1 (tenda fixa) - Mirim – altura da Avenida dos Sindicatos
Tenda 2 (itinerante) – Boqueirão (Rua Paris); Aviação (Rua Nicarágua); Tupi (Rua Potiguares)
Tenda 3 (Itinerante) – Ocian (Rua José de Alencar); Caiçara (Av. Nossa Senhora de Fátima); Flórida (Rua Íris)

Continuidade

A iniciativa foi inspirada no conceito do projeto Operação Praia Limpa iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente. Posteriormente, a ação foi absorvida pelas prefeituras em atividades locais para conscientizar os turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.

Programação:

No dia 20 acontece o mutirão de limpeza e a inscrição limita-se a 100 participantes, onde deverão preencher a ficha de inscrição no site. Serão entregues 100 kits contendo boné, camiseta, saco de lixo e luva de borracha. O endereço para se inscrever é https://www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/mutirao/. Previsão que o início do evento aconteça às 8h30 na praia do Boqueirão.

Dia 9 de fevereiro, às 19h, na praça Duque de Caxias acontece a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Nesta edição o filme apresentado será o Blue – Triste Oceano.

Além destes eventos, a secretaria do Meio Ambiente prevê ainda a realização de uma caminhada, ainda a definir, para marcar mais essa edição do projeto Verão no Clima em Praia Grande.

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos discute queda de Carille em reunião nesta segunda

Dois PMs morrem com suspeita de febre maculosa durante curso

Vítimas eram instrutores da COPC, que teve uma fase de curso em área de mata. Casos seguem em análise pela Fiocruz

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software