X
Cotidiano

Programa Santos SUS completa um ano

A ideia é aproximar o futuro profissional dos princípios do Sistema Único de Saúdee apresentá-lo à rede de serviços disponíveis em Santos

O programa Santos SUS – acolha essa ideia está celebrando um ano / Divulgação/PMS

O programa Santos SUS – acolha essa ideia está celebrando um ano, alcançando mais de 2,8 mil pessoas, em cerca de 70 encontros. O programa foi criado com o objetivo de acolher os estudantes dos cursos técnicos e de graduação das escolas e universidades conveniadas, que fazem estágio em mais de 50 unidades da Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia é aproximar o futuro profissional dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentá-lo à rede de serviços disponíveis em Santos.

Para isso, a enfermeira Márcia Fátima Frigério, que faz a gestão do programa pela Coordenadoria de Formação de Gerenciamento de Recursos Humanos, expõe sobre conceitos de rede, de território, da importância do trabalho em equipe, e de forma multiprofissional. "Queremos despertar a responsabilidade de cada um não apenas como futuro profissional, mas também como cidadão, na construção de um SUS de qualidade".

A enfermeira deu seu depoimento durante mais uma das edições do programa, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (11), e que reuniu cerca de 40 futuros estagiários de Técnico em Enfermagem (Eacon), Enfermagem (Unisantos e Unimonte) e Medicina (Unilus e Unimes). A organização e os encontros contam com a participação de sete profissionais voluntários, que atuam em diferentes setores da Secretaria.

Aprovação

A iniciativa tem conquistado o objetivo, conforme comprovam os estudantes. "Foi bom ver que para termos um SUS melhor, todos precisam se envolver. Também percebi que muitas pessoas dizem que não usam o sistema público de saúde, mas não sabem que ele está presente em nossas vidas todos os dias", garante Ana Carolina Lemes, estudante de Medicina, que participou da edição desta quarta-feira, dia 11. A futura enfermeira Adriana de Souza Duarte comentou que este tipo de debate é muito útil. "Tudo o que aprendi em sala de aula foi complementado com essas explicações".

Congresso

O trabalho está sendo ampliado e recebendo convites para ser apresentado para alguns grupos de servidores da Secretaria, além de voluntários, como os do Complexo Hospitalar Estivadores. O Santos SUS acaba de ser também selecionado como uma das experiências exitosas para ser apresentado em roda de conversa e representar Santos no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que ocorrerá na próxima semana, em Rio Claro.  No Congresso, o programa concorrerá ao 8º Prêmio David Capistrano.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Itanhaém abre agendamento para todas as crianças de 9 a 11 anos

As imunizações iniciam já neste sábado (22), no Posto Volante de Vacinação (Secretaria de Turismo), na Rua Aécio Menucci, 281, Centro

Polícia

Suspeito de participação no assassinato de policial militar de Praia Grande é preso

Uma equipe de Patrulhamento de Ações Especiais da PM recebeu a informação de que um carro da marca Volvo, flagrado na cena do crime, estava circulando por Santo André com destino a cidade de Ribeirão Pires

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software