Programa Santos SUS completa um ano

A ideia é aproximar o futuro profissional dos princípios do Sistema Único de Saúdee apresentá-lo à rede de serviços disponíveis em Santos

Comentar
Compartilhar
12 ABR 2018Por Da Reportagem16h00
O programa Santos SUS – acolha essa ideia está celebrando um anoFoto: Divulgação/PMS

O programa Santos SUS – acolha essa ideia está celebrando um ano, alcançando mais de 2,8 mil pessoas, em cerca de 70 encontros. O programa foi criado com o objetivo de acolher os estudantes dos cursos técnicos e de graduação das escolas e universidades conveniadas, que fazem estágio em mais de 50 unidades da Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia é aproximar o futuro profissional dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentá-lo à rede de serviços disponíveis em Santos.

Para isso, a enfermeira Márcia Fátima Frigério, que faz a gestão do programa pela Coordenadoria de Formação de Gerenciamento de Recursos Humanos, expõe sobre conceitos de rede, de território, da importância do trabalho em equipe, e de forma multiprofissional. "Queremos despertar a responsabilidade de cada um não apenas como futuro profissional, mas também como cidadão, na construção de um SUS de qualidade".

A enfermeira deu seu depoimento durante mais uma das edições do programa, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (11), e que reuniu cerca de 40 futuros estagiários de Técnico em Enfermagem (Eacon), Enfermagem (Unisantos e Unimonte) e Medicina (Unilus e Unimes). A organização e os encontros contam com a participação de sete profissionais voluntários, que atuam em diferentes setores da Secretaria.

Aprovação

A iniciativa tem conquistado o objetivo, conforme comprovam os estudantes. "Foi bom ver que para termos um SUS melhor, todos precisam se envolver. Também percebi que muitas pessoas dizem que não usam o sistema público de saúde, mas não sabem que ele está presente em nossas vidas todos os dias", garante Ana Carolina Lemes, estudante de Medicina, que participou da edição desta quarta-feira, dia 11. A futura enfermeira Adriana de Souza Duarte comentou que este tipo de debate é muito útil. "Tudo o que aprendi em sala de aula foi complementado com essas explicações".

Congresso

O trabalho está sendo ampliado e recebendo convites para ser apresentado para alguns grupos de servidores da Secretaria, além de voluntários, como os do Complexo Hospitalar Estivadores. O Santos SUS acaba de ser também selecionado como uma das experiências exitosas para ser apresentado em roda de conversa e representar Santos no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que ocorrerá na próxima semana, em Rio Claro.  No Congresso, o programa concorrerá ao 8º Prêmio David Capistrano.