X

Cotidiano

Programa reduz tabagismo entre pacientes de policlínicas em Santos

Dia 16, às 13h, na Policlínica da Ponta da Praia, começa uma nova turma que busca parar de fumar

Da Reportagem

Publicado em 09/02/2018 às 22:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Interessados no programa devem se informar nas policlínicas / Divulgação/PMS

Dos 13 usuários da Policlínica do Embaré que participam do Programa Municipal de Atenção Intensiva ao Tabagismo, apenas um ainda não deixou o vício, embora tenha reduzido o consumo. O trabalho com esse grupo termina dia 20 de março.

Dia 16, às 13h, na Policlínica da Ponta da Praia, começa uma nova turma que busca parar de fumar; dia 19, às 9h, o mesmo ocorre na unidade da Vila Nova e, na mesma data, às 14h, na Policlínica do Morro São Bento.

Criado em novembro de 2014, das 1.498 pessoas que desde o início participaram do programa, 648 (43%) já deixaram de fumar. Os pacientes passam por triagem da equipe técnica da policlínica para participar do programa, sempre em, no máximo, grupo com 15 integrantes.

O coordenador do programa municipal, Renato Aparecido Dutra Matos, explica que o trabalho é desenvolvido em sete sessões, sendo quatro semanais, duas quinzenais e a última um mês depois do sexto encontro.

Depoimentos

Durante três décadas, dois maços de cigarro foram a companhia diária da babá Elaine Magda Santana, 53. Ela conseguiu se livrar já há um mês, com a ajuda do programa. Agora, tenta influenciar o filho, de 25 anos, a tomar a mesma decisão.

“Eu uso o mesmo perfume, mas agora o cheiro dele é diferente. O gosto da comida é outro. Sem contar que estou guardando o dinheiro que gastava todo dia com cigarro. Ainda não contei, não sei o que vou comprar, mas estou economizando”.

Roseli Augusto Garcia, 60, do lar, há 25 anos fuma um maço e meio por dia. Ela conseguiu reduzir para dez cigarros por dia, mas ainda não abandonou o vício. “É muito difícil. Eu acabo de comer e quando vejo já acendi o cigarro”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter