X

Cotidiano

Programa Mais Médicos contará com projeto de aprimoramento linguístico em PG

Ação é coordenada pela Secretaria de Saúde Pública. Município recebeu neste mês de abril 10 novos profissionais do programa, totalizando 32. Apenas dois são brasileiros

Publicado em 29/04/2014 às 13:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os profissionais estrangeiros do programa Mais Médicos que estão atuando em Praia Grande participarão do projeto de Aprimoramento Linguístico no Programa Educação e Saúde (Alpes). A ação, organizada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, busca oferecer aos médicos ainda mais intimidade com o idioma do País.

A data da primeira aula já foi definida pela organização. A atividade será no dia 30, a partir das 19 horas, no Porto Aprendiz, Rua Jaú, n° 1.158, Bairro Boqueirão. De acordo com o cronograma de trabalho, os encontros, com duração de 2 horas, ocorrerão uma vez por semana.

O Mais Médicos foi criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. O Município recebeu neste mês de abril 10 novos profissionais do programa, totalizando 32. Apenas dois são brasileiros.

Os demais, 30, estão divididos entre cubanos, argentinos e espanhóis.  Dois médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foram designados para atuarem no Município e se apresentaram em março. Somados os profissionais do Mais Médicos que já fazem parte da rede municipal e os novos que chegaram neste mês, Praia Grande totaliza 34 novos médicos em seu quadro voltados ao atendimento da população.

A ação, organizada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade, busca oferecer aos médicos ainda mais intimidade com o idioma do País (Foto: Divulgação)

A chegada desses profissionais é peça determinante para o aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família e, consequentemente, uma maior oferta de serviços prestados. A Sesap distribuiu esses médicos em unidades que estavam sobrecarregadas, agilizando assim os atendimentos e beneficiando diretamente a população. 

A Cidade tem investido cada vez mais na Atenção Básica, porta de entrada do sistema responsável pelos atendimentos primários através de consultas em Usafas e Multiclínicas e que evitam procedimentos hospitalares mais complexos.  

Destaque para a modernização de unidades já existentes, a construção de outros equipamentos e a informatização dos agendamentos de consultas e também procedimentos relacionados à dispensação de medicamentos. 

Novas Usafas

Nos próximos anos, Praia Grande ganhará seis novas Usafas. O prefeito da Cidade, Alberto Mourão, já assinou algumas ordens de serviço direcionando os esforços municipais para a instalação dos equipamentos em vários bairros. Todos os trabalhos estão sendo coordenados pela Sesap. 

No último dia 19 de janeiro, data que marcou o 47° aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade, ocorreu a inauguração da Usafa do Bairro Esmeralda. A unidade beneficia cerca de 15 mil pessoas residentes naquela região do Município. O investimento para a obra foi de R$ 718 mil. A liberação do recurso, pelo Ministério da Saúde, ocorreu por conta de uma solicitação de Mourão, quando ainda exercia o mandato de deputado federal. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter