??“Programa Mais Educação” proporciona visita à Fortaleza da Barra Grande aos alunos da EM Francisco Figueiredo

A pesquisa de campo aconteceu durante três dias contemplando 125 alunos da unidade escolar; ação foi para que os estudantes pudessem conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural de Guarujá

Comentar
Compartilhar
21 MAI 201412h13

Aproveitando a participação de Guarujá na 12ª Semana Nacional dos Museus, a Escola Municipal Vereador Francisco Figueiredo (Avenida Tancredo Neves, s/n – Santa Clara) promoveu aos alunos uma pesquisa de campo na Fortaleza da Barra Grande, nos dias 12, 13 e 14. A iniciativa, realizada por meio do “Programa Mais Educação”, da Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural do Município.

A EM Francisco Figueiredo, unidade escolar de ensino fundamental II, localizada no Bairro da Cachoeira, realizou a visita para que se criasse uma integração diferenciada na aprendizagem relacionada à história da Fortaleza. Desta forma, foi integrado também nesta pesquisa de campo, aulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Meio Ambiente. Os alunos conheceram ainda diversos aspectos culturais, que permeiam diferentes acontecimentos da Fortaleza, durante a palestra realizada, pelo monitor, Ivan de Ferraz.

Outro objetivo alcançado, além do conhecimento histórico e cultural do monumento, foi a promoção de cidadania. O coordenador do programa Mais Educação na EM Vereador Francisco Figueiredo, Victor Nascimento dos Santos, citou como esse trabalho pode ajudar. “Essa ação além de trazer conhecimentos culturais e educacionais, preza pela valorização desse patrimônio tão importante para Guarujá, e auxilia no desenvolvimento educacional e social dos estudantes”, explicou Santos.

(Foto: Divulgação/PMG)

Participaram dessa primeira visita, 125 alunos da Unidade, que durante três dias realizaram visitas à Fortaleza da Barra Grande. Os estudantes também realizam trabalho em relação aos pontos turísticos de Guarujá e circuito de praias da Cidade, para que possam conhecer cada vez mais a história do Município.

A coordenadora do programa Mais Educação da Prefeitura, Regina Cláudia Rodrigues Herrera, comentou a importância desta ação para os estudantes da rede municipal. “Além de trazer uma aprendizagem da cultura histórica da Cidade para os alunos, mostra os patrimônios históricos pertencentes ao Guarujá. O Programa oportuniza uma grande variedade de passeios, não só aqui em nosso Município como em toda a Baixada Santista”, explicou.