Cotidiano
O projeto estabelece um mecanismo permanente de fomento ao setor cultural da cidade, permitindo que contribuintes destinem parte de seus impostos para iniciativas artísticas locais
Parte dos recursos arrecadados será destinada ao Fundo Municipal de Cultura, fortalecendo políticas públicas de longo prazo / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Teatro Procópio Ferreira foi palco, na noite desta quarta-feira (13), do lançamento oficial do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult). Criado pela Prefeitura de Guarujá e gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o projeto estabelece um mecanismo permanente de fomento ao setor cultural da cidade, permitindo que contribuintes destinem parte de seus impostos para iniciativas artísticas locais.
Com o Promicult, pessoas físicas poderão direcionar um percentual do IPTU anual a projetos culturais previamente aprovados. Já pessoas jurídicas terão a possibilidade de destinar parte da arrecadação do ISS. Um edital a ser publicado no Diário Oficial detalhará as regras de participação.
Continua depois da publicidade
Parte dos recursos arrecadados será destinada ao Fundo Municipal de Cultura, fortalecendo políticas públicas de longo prazo.
A cerimônia contou com apresentações do Movimento Teatral de Guarujá, do Movimento da Música, da cordelista Cacau Nascimento, além dos grupos Reisado Sergipano Bumba Meu Boi, Reisado Mirim de Guarujá e da bateria mirim da Escola Imperador da Ilha, que animaram o público presente.
Continua depois da publicidade
Diversas autoridades municipais participaram do evento, incluindo o prefeito, a primeira-dama, o vice-prefeito e o secretário de Cultura. Em discurso, o chefe do Executivo destacou a importância do momento para a classe artística:
O lançamento foi acompanhado de perto por artistas locais, que celebraram a criação do programa. A artesã Alessandra Rodrigues acredita que o Promicult vai impulsionar a produção cultural no município.
'Creio que agora será aberto um espaço muito amplo para nós, artistas de Guarujá. Estamos recebendo mais apoio nessa gestão e esse projeto vai abrir muitas portas', declarou.
Continua depois da publicidade
O Promicult contempla uma variedade de linguagens artísticas, incluindo música, teatro, dança, literatura, audiovisual, culturas populares e patrimônio imaterial. A expectativa é que o mecanismo contribua para ampliar o acesso à cultura, estimular a criatividade e valorizar a identidade cultural do município.