X

Cotidiano

Programa Direção Segura flagra 11 motoristas alcoolizados em Santos

Blitze foram realizadas entre a noite de sexta-feira (16) e a madrugada deste sábado (17/1 ). Ao todo, 113 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro

Publicado em 17/01/2015 às 18:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – flagrou 11  pessoas conduzindo sob efeito de álcool em operação realizada em Santos  entre a noite de sexta-feira  (16)  e a madrugada deste sábado (17/1) .
Durante as blitze, foram aplicados 113 testes do etilômetro (conhecidos por bafômetro). Os 11 condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responderão a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Nenhum dos motoristas flagrados responderá na Justiça por crime de trânsito. Eles não apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. No caso de um condutor cometer crime de trânsito, se condenado, pode cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como tolerância zero.

Programa Direção Segura flagra 11 motoristas alcoolizados em Santos (Foto: Divulgação)

Ação integrada  

Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.

Desde o lançamento, foram aplicados 33.040  testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo,  3.247 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 600  cometeram crime de trânsito.

Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter