X

Cotidiano

Programa Direção Segura flagra 11 motoristas alcoolizados em Santos

Blitze foram realizadas entre a noite de sexta (31) e a madrugada de sábado (1°). Ao todo, 167 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro

Publicado em 03/11/2014 às 11:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção– flagrou 11 pessoas conduzindo sob efeito de álcool em Santos entre a noite de sexta (31) e a madrugada de sábado (1°).

Durante as blitze, realizadas nas ruas Emissário Submarino e São Francisco, foram aplicados 167 testes do etilômetro (conhecidos por bafômetro) no total.

Os 11 condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responderão a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Se algum condutor apresentasse um índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, poderia responder na Justiça por crime de trânsito. Se condenado, o motorista pode cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.


Durante as blitze, realizadas nas ruas Emissário Submarino e São Francisco, foram aplicados 167 testes do etilômetro no total (Foto: Divulgação)

Ação Integrada

Lançado no Carnaval de 2013, o programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.

Desde o lançamento, foram aplicados 26.719 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 2.634 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 493 cometeram crime de trânsito.

Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Em pleno sabadão, PAT de Guarujá oferece 45 vagas de emprego

Pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter