X

Cotidiano

Programa de prevenção às drogas forma 2 mil alunos em Praia Grande

Iniciativa é voltada para estudantes das escolas municipais. As solenidades de formatura e entrega de certificados de conclusão do curso acontecem em sete escolas municipais

Publicado em 23/10/2013 às 16:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de 2 mil alunos da rede municipal de Praia Grande se formam, entre outubro e novembro, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar. As solenidades de formatura e entrega de certificados de conclusão do curso acontecem em sete escolas municipais. 

Nesta terça-feira (22), foi a vez dos estudantes do 5º ano da escola municipal Ana Maria Babette receberem o certificado.

A formatura foi conduzida pelo soldado Luiz Augusto Celani, soldado Aline de Castro Gonçalves e cabo Deborah Ribau Leite, todos integrantes do Proerd e prestigiada pelo 1º tenente da Polícia Militar, Ricardo dos Santos Rocha, equipe da unidade escolar, além das famílias dos estudantes. 

Durante a solenidade, o soldado Celani agradeceu o apoio dos pais dos alunos. "A participação dos responsáveis é fundamental. O trabalho do Proerd permite que a Polícia Militar entre em todas as casas, por meio das crianças, levando às famílias o ensinamento que é passado no curso”, destacou.

Cerca de 2 mil alunos da rede municipal de Praia Grande se formam, entre outubro e novembro, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da PM (Foto: Reprodução/Internet)

Celani afirmou ainda que muitos participantes do Proerd já incentivaram os pais a deixarem alguns vícios. “Os alunos levam a cartilha do Proerd para casa e cobram os pais. Já houve diversos casos de mães e pais que pararam de fumar e beber”, contou.

O 1º Tenente da Polícia Militar, Ricardo dos Santos Rocha, lembrou que a parceria com as escolas é fundamental para a realização do Proerd. "Os instrutores plantam a semente da conduta ética dentro das escolas, conscientizando as crianças para que sejam multiplicadoras do conhecimento adquirido durante o curso. Desta forma, a semente germina tornando essas crianças cidadãos de bem”, destacou.

Para a diretora da unidade, Ana Ciomara Ferreira, receber o Proerd na escola é um privilégio. "A realização do curso muda o comportamento dos alunos dentro da escola. Eles passam a respeitar os colegas de classe, professores e funcionários”, ressaltou.

Além dos certificados, os alunos que se destacam durante o curso ganham medalhas. O julgamento é feito por meio de redações com o tema “O que você aprendeu sobre o Proerd”.

Nesta quarta-feira (23), a formatura foi realizada na escola municipal Governador Franco Montoro.

Proerd - O programa, baseado no projeto norte americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), fundado em 1983, tem como principal objetivo educar as crianças em relação à prevenção às drogas. Em Praia Grande, o Proerd é desenvolvido desde 1996 pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), sendo voltado para alunos do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental. Desde o início, o programa já atendeu mais de 20 mil estudantes no Município e atua, atualmente, em 10 escolas municipais. 

Durante o curso do Proerd, com duração de um semestre, são tratados diversos assuntos relacionados às drogas e à violência. O método motiva os alunos a participarem ativamente do programa por meio de concursos de redação, peças teatrais e músicas.

Além disso, o Proerd atua, eventualmente, com alunos do 1º e 4º anos trabalhando variados temas.

Confira o cronograma das formaturas do Proerd:

24/10 – EM Wilson Guedes (Rua Manoel Rodrigues Procópio do Vale, 195, Samambaia)
25/10 – EM Cidade da Criança (Rua Rubi, 600, Cidade da Criança)
08/11 – EM Estina Campi Baptista (Rua Xixová, 1.100, Canto do Forte)
22/11 – EM José Padin Mouta (Rua Bororós, 150, Tupi)
29/11 – EM Antônio Rubens Costa Lara (Rua Ana Pereira França, 249, Esmeralda) 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter