Continua depois da publicidade
Em caráter preventivo, mais um teste de fumaça, do Programa Caça Esgoto, foi realizado nesta quinta (25) pela Sabesp, desta vez na Rua Cunha Moreira (Encruzilhada), perto do canal 3. A ação, que consiste no isolamento de trecho da rede coletora de esgoto, com injeção de fumaça atóxica na cor branca, identificou interferências pontuais em ligações de esgoto e galerias de drenagem das águas pluviais de alguns imóveis.
A companhia já inspecionou os locais com acompanhamento da prefeitura, responsável pela fiscalização. A relação das interferências de esgoto encontradas na rede de drenagem será encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente, para intimação dos proprietários a sanar a irregularidade em até oito dias. Caso contrário, receberão multa, que varia de R$ 500 a R$ 10 mil.
“Mesmo com 99% de coleta e 100% de tratamento de esgoto em Santos, esse teste é importante como medida de manutenção. Mesmo porque as comportas dos canais 1 ao 6 e o interceptor oceânico impedem a possível chegada de rejeitos ao mar”, explica o gerente regional da Sabesp, Sergio Bekerman.
Continua depois da publicidade