Programa Avança PG é lançado por Alberto Mourão

Prefeito acredita que projeto trará avanços em diversos setores da cidade até 2016

Comentar
Compartilhar
17 NOV 201302h30

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), lançou no último dia 7, no Palácio das Artes, o Programa Avança PG, um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Segundo o prefeito, foram necessários alguns meses de trabalho intenso para que esse projeto fosse totalmente organizado. “Nos debruçamos desde o início desta gestão porque sabemos que quando se assume o comando de uma cidade é necessário avaliar tudo e tomar certas medidas como contenção de gastos, análise total do orçamento, resgate da capacidade de investimento e, principalmente, saber exatamente o que se deve fazer com o dinheiro do cidadão praiagrandense”, disse.

De acordo com Mourão, a busca de recursos para os investimentos previstos no Avança PG foi intensa. “Promovemos uma reorganização financeira do Município, buscamos apoio e investimentos para a Cidade em todas as esferas do País, dentro dos eixos específicos, para priorizar as ações. Só lançamos o projeto quando tivemos a certeza absoluta que tudo vai ser realizado dentro deste período estipulado. E essa é só a primeira parte deste sonho. Já estamos trabalhando em um sonho superior para Praia Grande”, concluiu.

Eixos principais

De acordo com o Avança PG, a Cidade foi dividida em 10 eixos principais, para facilitar o atendimento às demandas urgentes. O Cidade Educação tem como meta a construção de 17 novas unidades escolares, ampliação de outras sete, aumentando o número de vagas principalmente na educação infantil, além de modernizar o método com a utilização de tablets em sala de aula.

Cidade receberá conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016 (Foto: Divulgação/PMPG)

Já o Cidade Feliz vai fomentar as atividades esportivas e culturais, com reformas de ginásios, implantação de projetos voltados à cultura de crianças e jovens, construção de academias de saúde em oito bairros, entre outros.

O Cidade Solidária vai incentivar políticas públicas voltadas a ações sociais do município, com a construção de mais quatro unidades do Conviver e ampliação de outras duas, mais quatro Creches do Idoso, nova sede para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Melvi, implantação de projetos musicais e modernização de equipamentos já existentes, além da construção de casas populares, em 10 bairros da Cidade.

O Cidade Saúde visa priorizar o atendimento nas unidades básicas de saúde, evitando a sobrecarga nos pronto-socorros. Está prevista a construção de mais 13 unidades de saúde, ampliação de seis unidades de Saúde da Família (Usafas), modernização da multiclínica Boqueirão, informatização de todos os equipamentos com a entrega de tablets para os agentes de saúde e criação de um centro de hemodiálise.

O Cidade Limpa prevê uma cidade mais limpa e saudável. A Prefeitura vai investir no aumento da frota de caminhões e equipamentos de serviços de limpeza de ruas, implantar 1.858 lixeiras de poste e 286 coletores de lixo orgânico e reciclável na faixa de areia da praia.

Já o Cidade Integrada tem como objetivo assegurar a cidadania de forma ampla e promover a acessibilidade ao cidadão, melhorando o transporte coletivo através da implantação de corredores de ônibus nas marginais, realização da pesquisa origem-destino para redefinição do transporte coletivo, modernização dos abrigos de ônibus e padronização da frota de taxis.

Inclui também obras de extrema importância como a construção do túnel da Ayrton Senna (eliminando o semáforo do cruzamento Praia Grande Japuí) e pavimentação, revitalização e urbanização de diversas ruas.

O Cidade Segura visa implementar uma política de segurança, mesmo não sendo sua atribuição constitucional, o Município planeja ações integradas para proporcionar mais segurança ao cidadão, entre elas a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, continuidade do trabalho do Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI).

Ainda rondas permanentes realizadas por 15 carros elétricos nos centros comerciais, substituição das câmeras analógicas por digitais, investimentos no programa Crack é Possível Vencer, instalação de mais 745 câmeras fixas, 115 câmeras OCR, com software inteligente e melhorias na iluminação pública.

O Cidade Gestão abriga todas as ações que acontecem por trás dos bastidores, que agilizam e mantém o olhar pela administração pública, levando até o munícipe o conhecimento sobre todas as ações. Implantar uma rádio e TV educativas, ampliar a fiscalização de irregularidades em atividades e prédios particulares e modernizar equipamentos voltados ao servidor municipal são as ações planejadas.