X

Cotidiano

Professora se forma com mais de 60 anos e realiza o sonho de dar aula de Língua Portuguesa

Moradora da Área Continental de São Vicente, Jocelia Lemos, 69 anos, adiou o sonho de estudar para formar para irmãos e filhos

Da Reportagem

Publicado em 06/03/2018 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ler e escrever sempre foram os grandes amores de Jocelia Lemos, 69 anos / Divulgação/PMSV

Ler e escrever sempre foram os grandes amores de Jocelia Lemos, 69 anos. Quando pequena participava dos concursos de redação na escola e ganhava. Abandonou os estudos aos 14 anos para dar prioridade aos irmãos mais velhos, que se formaram em Direito. Todas as vezes que passava em frente a uma escola as lágrimas evidenciavam o desejo de voltar a estudar e concretizar o sonho de cursar Letras. Pensava: “um dia vou me formar e darei aula”.

Mas seguir sonhando não foi fácil para a moradora da Área Continental de São Vicente. Jocelia deixou o desejo de menina para trás novamente, dessa vez para dar oportunidade aos filhos. “Casei aos 20 anos, fiquei viúva e criei meus quatros filhos. O que não pude para mim passei para meus filhos: os estudos. Todos os quatros são formados em duas faculdades”,  conta com muito orgulho.

Realizada com a maternidade foi então que Jocelia deu vazão ao sonho de menina. Decidiu que era seu momento, após completar seis décadas de vida. Iniciou então sua a jornada na vida acadêmica. Ingressou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas ao concluir o curso achou que era tarde demais para ingressar na faculdade.

“Quando fiz 60 anos e casei a última filha decidi voltar aos estudos. Achava que não conseguiria por causa da idade, mas meu filho mais velho me incentivou”, lembra Jocelia.

O filho Lauro Lemos lembra o apoio que deu à mãe. “Disse, mãe, quando a senhora vai estudar? E ela respondeu que quando Deus preparasse. Foi quando mostrei a inscrição na faculdade em São Vicente. Ensinei minha mãe a consultar os livros, fazer pesquisa na internet, dei um norte pra ela e ela se virou sozinha”.

Quando faltavam dois meses para completar 66 anos, a universitária recém-formada entrou no mercado de trabalho, provando que todo esforço do passado não foi em vão. Jocelia Lemos concretizou, então, o sonho de menina: se tornar professora de Língua Portuguesa. Ela se emociona ao descrever a sensação que teve ao dar sua primeira aula.  A alegria de entrar em uma sala repleta de alunos a deixou completa. “Nunca tive dificuldade em dar aula. Sou respeitada em todas as salas. Quando alguém tenta fazer graça falo ‘se sua avó fica sentada no sofá o problema dela estou aqui para ensinar”, diz ela que leciona na Escola Estadual (EE) Luiz D’Áurea, no bairro Nova São Vicente, na Área Continental.

A idade nunca foi problema para Jocelia, que segue determinada como aquela menina que um dia sonhou com o lugar onde está. “A idade não é a que a gente tem no documento é a que a gente sente. Se a pessoa tem 50 e pensa que tem 30 ela leva uma vida normal. Quando me dizem que sou idosa eu digo que sou maior de idade. Dou risada e assumo que sou uma pessoa que ama a vida e amo meus alunos. O importante é a pessoa vencer. Mulheres de 30 ou 40 anos e todas que se acham velhas, velha é a estrada. Somos jovens e temos que contribuir animando uma as outras a realizar seus sonhos. Somos poderosas e felizes”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter