X

Cotidiano

Procon-SP registra alta de 75% em reclamações por ligações indesejadas

Levantamento mostra que foram feitas 31,6 mil reclamações entre janeiro e julho deste ano

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 31/07/2020 às 11:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No mesmo período em 2019, foram registradas 18 mil queixas de consumidores pela mesma razão / Paul Hanaoka/Unsplash

De janeiro a julho deste ano, houve uma alta de 75% no número de reclamações por ligações indesejadas de ofertas telefônicas, produtos e serviços, segundo o levantamento feito pelo Procon-SP. O Procon-SP recebeu 31,6 mil queixas de consumidores que receberam chamadas mesmo após terem feito cadastro no programa “Não Me Ligue”, que protege a privacidade daqueles que não desejam ser incomodados.

No mesmo período em 2019, foram registradas 18 mil queixas de consumidores pela mesma razão. As reclamações são apuradas por equipes da instituição e as empresas poderão ser multadas.

Registro

Os usuários do Estado que se sentem desrespeitados com as ligações podem registrar os números de telefone fixo ou celular no site do Procon-SP. Após 30 dias de registro do consumidor no sistema, as empresas não podem fazer ligações para oferta de produtos ou serviços.

“A empresa tem 30 dias para ter conhecimento do cadastro e, após esse período, se fizer qualquer ligação de telemarketing, será multada”, afirma o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez.

Programa “Não Me Ligue”

Atualmente o Procon-SP tem 2,6 milhões de linhas telefônicas inscritas no programa “Não Me Ligue”. Destas, 400 mil foram realizadas entre janeiro e julho deste ano. O programa está em vigor desde 2009 e exclui a relação de bloqueios a empresas de cobrança, entidades filantrópicas, pesquisas de satisfação de pós-venda ou de relacionamento.

No entanto, o desbloqueio das linhas pode ser feito a qualquer tempo. Além disso, também é possível desbloquear a linha para uma ou mais empresas. A inscrição, desbloqueio e reclamação podem ser feitos por meio do site do Procon-SP.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter