Cotidiano

Procon-SP amplia atendimento presencial durante semana da Black Friday

Órgão reforça ações de orientação, registro de queixas e fiscalização em todo o Estado e pelo menos 80 municípios farão ações especiais

Jeferson Marques

Publicado em 23/11/2025 às 01:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Iniciativas buscam orientar consumidores durante o período de compras, reforçando direitos, ampliando a conscientização e garantindo atendimento ágil para reduzir problemas recorrentes / Divulgação/Agência SP

Continua depois da publicidade

O Procon-SP vai oferecer atendimento presencial reforçado aos consumidores durante toda a semana da Black Friday. Equipes da capital, interior e litoral estarão mobilizadas para orientar o público e registrar reclamações relacionadas às promoções, em um dos períodos mais movimentados do varejo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Pelo menos 80 municípios com Procons conveniados farão ações especiais 67 deles compartilhando materiais educativos e dezenas com postos presenciais, como Santos, que atenderá em um shopping no bairro Gonzaga nos dias 25 e 26.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Procon-SP revela diferenças de até 200% em itens básicos e alerta consumidores

• Black Friday: Procon divulga pesquisa de preços e orienta consumidores

• Procon-SP lança canal para denúncias após casos de bebidas contaminadas

Na capital, especialistas do Procon-SP e do Procon Paulistano estarão em diferentes estações de Metrô e CPTM entre 24 e 28 de novembro, sempre das 9h às 15h. O Procon Móvel também atuará na Avenida Paulista durante toda a semana.

No interior, haverá atendimento presencial em cidades como Marília, Jaú, Botucatu, Jundiaí e Jacareí, seguindo calendário próprio. O objetivo é orientar consumidores, prevenir golpes, garantir informações claras e reduzir conflitos típicos do período promocional.

Continua depois da publicidade

Para facilitar o registro de queixas, o Procon-SP criou um atalho específico no site para reclamações relacionadas à Black Friday. Paralelamente, lançou uma pesquisa inédita sobre hábitos, percepções e sentimentos dos consumidores diante de preços e promoções, visando aprimorar políticas públicas de defesa do consumidor.

Uma palestra virtual sobre direitos do consumidor será oferecida no dia 25, às 14h, com inscrições disponíveis até 24/11. Nas redes sociais, o órgão divulgará dicas de como identificar falsas ofertas, pesquisar preços e verificar a reputação das empresas. Um folder informativo também será distribuído nos postos de atendimento e enviado aos Procons municipais.

Além do foco no consumidor, o Procon-SP notificou as dez empresas mais reclamadas na Black Friday de 2024, recomendando medidas como transparência nas ofertas, respeito ao preço mínimo dos últimos 60 dias, clareza nos meios de pagamento, cumprimento dos prazos de entrega e ações de prevenção a fraudes.

Continua depois da publicidade

Equipes de fiscalização monitoram sites e farão inspeções em lojas físicas durante a semana promocional. Empresas que descumprirem o Código de Defesa do Consumidor poderão ser penalizadas.

As cidades com atendimento presencial durante a Black Friday são Araras, Barretos, Bebedouro, Botucatu, Ituverava, Jundiaí, Praia Grande, Presidente Epitácio, Rio Claro, São Carlos e Votorantim, com ações distribuídas entre os dias 24 e 29, principalmente em áreas comerciais centrais.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software