X

Cotidiano

Procon-Santos checa preços antes da Black Friday

Desde o início da checagem, na segunda quinzena de setembro, a instituição já visitou estabelecimentos de eletroeletrônicos nos bairros Aparecida, Gonzaga e Centro

Da Reportagem

Publicado em 03/10/2018 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os fiscais tomaram os valores de eletrônicos como televisores e celulares / Divulgação/PMS

O Procon-Santos fez coleta de preços em um hipermercado do Gonzaga na manhã desta quarta-feira (3), com a intenção de comparar se os valores das mercadorias agora estarão condizentes com os descontos oferecidos na Black Friday, que deve ocorrer na penúltima sexta-feira de novembro (23).

Os fiscais tomaram os valores de eletrônicos como televisores e celulares, e de eletroportáteis como fornos elétricos e fritadeiras que, segundo os responsáveis pela loja, são os mais procurados durante a Black Friday.

"Começamos com 100 itens em 2013 e, neste ano, esperamos passar de 500; essa lista estará disponível no site do Procon e nas plataformas para que o consumidor possa também servir como fiscal e verificar se de fato, no dia, há desconto real e a possibilidade de fazer bons negócios", explicou o coordenador da instituição em Santos, o advogado Rafael Quaresma.

Desde o início da checagem, na segunda quinzena de setembro, a instituição já visitou estabelecimentos de eletroeletrônicos nos bairros Aparecida, Gonzaga e Centro.

Para Quaresma, o consumidor deve prestar atenção nos produtos que fazem parte da Black Friday e, de antemão, saber qual a média de preços praticada para ver se no dia o produto teve ou não algum desconto.

"Muitos já adquirem na Black Friday para as compras de final de ano, mas é preciso ter a certeza de que está se fazendo um bom negócio e, para isso, é necessário fazer essa lição de casa", esclarece o coordenador.

O órgão municipal de defesa do consumidor atua na fiscalização das vendas efetuadas em lojas físicas. Vendas no comércio eletrônico, segundo Quaresma, são de responsabilidade da Fundação Procon.

Quem precisar acionar o órgão devido às ofertas da Black Friday pode ir ao balcão de atendimento do Procon-Santos no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246), no site http://procon.santos.sp.gov.br/consumidor/login, aplicativo ou postos avançados (Unimes - Rua Barão de Paranapiacaba, 28, Encruzilhada; Unimonte - Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias; Unisanta - Rua Oswaldo Cruz, 266/277, Boqueirão).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Artigo

Comissão do Senado aprova lei para proteger crianças em ambientes digitais

Monitorar as atividades de crianças e adolescentes é fundamental para a segurança delas

Nacional

Morre aos 80 anos, ícone do automobilismo brasileiro, Wilsinho Fittipaldi

Wilsinho teve uma parada cardíaca no dia 25 de dezembro e estava internado em São Paulo desde então

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter