X

Cotidiano

Procon Praia Grande fiscaliza lojas de materiais de construção

Órgão tem vistoriado diversos segmentos do comércio a fim de coibir preços abusivos

Da Reportagem

Publicado em 23/06/2020 às 18:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O órgão já vistoriou diversos segmentos comerciais / Divulgação/PMPG

Desde que começou a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Praia Grande tem realizado vistorias no comércio. Em mais uma fiscalização rotineira, na segunda-feira (22), técnicos visitaram lojas de matérias de construção para verificar possíveis abusos nos preços e produtos vencidos. A ação contou com o apoio do núcleo regional do Procon de Santos.

Além das vistorias em campo, em que fiscais visitam os comércios para fazer a análise presencial, existe o trabalho administrativo do Procon. Após cada visita e notificação de preço abusivo, por exemplo, os lojistas são orientados a enviar notas fiscais dos últimos 90 dias, e antes de qualquer punição ao estabelecimento, tudo é verificado por técnicos do órgão, levando em conta o preço da mercadoria em comparação ao valor de venda.

Segundo a Coordenadora do Procon Praia Grande, Andrea Crystinne Rodrigues, o órgão tem cumprido seu papel e já vistoriou diversos segmentos comerciais. “Além das fiscalizações rotineiras, o Procon trabalha com base em denúncias de munícipes. Damos atenção a cada reclamação concreta que chega e não são poucas. É preciso reforçar que em caso de preço abusivo, é fundamental que a denuncia chegue com foto”, mencionou.

Durante a vistoria nas lojas de materiais de construção, técnicos do Procon verificaram diversos produtos, entre eles, os mais vendidos do segmento, como cimento, rejunte, tinta e produtos para impermeabilização. Em todos os estabelecimentos comerciais foi averiguada a variação de preços e datas de validade.

Entre os campeões de queixas e denúncias no Procon de Praia Grande estão os preços abusivos de distribuidoras de gás de cozinha e lojas que comercializam álcool em gel e itens de higiene pessoal e limpeza, produtos em alta neste período de pandemia.

A coordenadora do órgão ainda destacou que o primeiro passo da fiscalização é orientar o comerciante. “No primeiro momento, o objetivo do Procon é orientar para que o comerciante se conscientize e o abuso do preço não aconteça na Cidade. Mas em caso de confirmação do fato, o comércio é autuado, o que é justo”.

Denúncias

O Procon de Praia Grande voltou a realizar atendimento presencial, mediante a horário marcado. O agendamento deve ser feito através do telefone 13-34736810, de segunda a sexta-feira, no período das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Além disso, o órgão continua realizando o atendimento virtual, ou seja, quem tiver dúvidas ou quiser formalizar uma reclamação ou denúncia, basta entrar em contato pelo email [email protected]. Além disso, o consumidor pode baixar o aplicativo do Procon São Paulo para efetuar as reclamações ou acessar a plataforma consumidor.gov.br, que é um canal público alternativo para solução dos problemas de consumo.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter