28 de Março de 2024 • 07:09
Sabesp tem agora um prazo de 48 horas para prestar os devidos esclarecimentos / Agência Brasil
O Procon Guarujá notificou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na tarde desta quarta-feira (2). O motivo são os transtornos gerados aos munícipes e turistas pela falta de água em alguns bairros de Guarujá, que ocorre desde o dia 31 de dezembro de 2018.
Com a medida, a Sabesp tem agora um prazo de 48 horas para prestar os devidos esclarecimentos, o que deve ser feito por meio de um relatório oficial justificando a interrupção do fornecimento de água, em diversos pontos da Cidade, que até o momento, não foi restabelecida por completo.
O diretor do Procon Guarujá, José Roberto Mendez Reinaldo, explica a ação da Prefeitura. "Com a medida, a Sabesp fica agora obrigada a apresentar relatório com os resultados do controle de pressão, além de fornecer informações quanto à existência de plano de ações para emergências e contingências no que diz respeito ao abastecimento". Após o recebimento e análise da resposta da empresa, outras providências poderão ser adotadas podendo a Sabesp, inclusive, ser multada.
Serviço
O Procon orienta aqueles que tiveram problemas com o abastecimento de água registrar sua reclamação em nossos canais de atendimento informando dia, hora e período da interrupção. O órgão fica na Avenida Adhemar de Barros, 218/222 - Santo Antônio. Informações pelo telefone: 3355 6648.
Sabesp
Em nota, a Sabesp informa que vem mantendo o abastecimento de água nas nove cidades da Baixada Santista. No entanto, durante a alta temporada de verão é comum encontrar situações que interferem no consumo interno de um imóvel. A mais comum é a superlotação de casas e prédios, onde as instalações hidráulicas e caixas d'água (equipamento obrigatório inclusive para suprir a demanda durante manutenções do sistema) não atendem ao número de ocupantes. Verificam-se casas para até cinco pessoas, abrigarem 20 a 30 pessoas. O desperdício ainda é uma prática em dias de temperaturas mais elevadas, quando se vê banhos de mangueira e água de piscina sendo descartada todos os dias, gerando um aumento abrupto no consumo. Além das áreas de moradias irregulares, onde a Companhia é impedida por lei de prestar serviços, que desviam água irregularmente, prejudicando o fornecimento local.?
A companhia recebeu a notificação do Procon e tem 48 horas para responder sobre o fornecimento de água. Mesmo assim, a empresa reforçou suas equipes de plantão e assim foram vistoriados os endereços em que se registrou alguma ocorrência, dispondo de caminhões-pipa para atendimento emergencial e técnicos para realizar intervenções como limpeza ou reparos de ramais e redes, a fim de melhorar a situação. Por isso é essencial o uso racional da água para o abastecimento a todos.?
O serviço gratuito de atendimento telefônico segue à disposição da população durante 24 horas, no 0800-0550195.?
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