Procon Guarujá lança selo Empresa Amiga do Consumidor

O primeiro estabelecimento a receber a palestra e o selo de referencia, nesta quinta (7), foi a loja Casas Pernambucanas em Vicente de Carvalho

Comentar
Compartilhar
08 MAI 201516h30

O Procon Guarujá iniciou neste mês um ciclo de palestras junto às empresas do Município com objetivo de levar informação ao comerciante e seus funcionários sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Advocacia Geral do Município, concede ao estabelecimento o selo “Empresa Amiga do Consumidor”.

A primeira loja a receber a capacitação e, consequentemente, o selo foi a loja Pernambucanas, em Vicente de Carvalho. A dinâmica aconteceu nesta quinta-feira (7). A palestra foi conduzida pelo Advogado Geral do Município, Leandro Matsumota; e também pelo coordenador do Procon Guarujá, Paulo Sérgio de Oliveira Cavalcante.

Segundo Matsumota, o intuito é capacitar as empresas, para que estejam amparadas no Código evitando possíveis abusos. “O Procon espera que esta iniciativa aumente a consciência dos empresários, para que eles possam se adequar ainda mais às regras de proteção ao consumidor. Sem dúvida, a orientação é uma vertente do Procon. Nossa função é passar essa capacitação para comerciários e empresas, e isso vai dar uma melhor qualidade no atendimento das empresas e na imagem delas perante seus clientes”, destaca Matsumota, lembrando que os benefícios serão de todos.

Cerca de 20 funcionários da Pernambucanas de Vicente de Carvalho participaram da capacitação. O gerente geral da loja, Marcos Antonio Santana informou que estes funcionários serão multiplicadores para os 57 colaboradores da loja. “Sempre tivemos o Procon como parceiro e buscamos o órgão para agilizar nosso atendimento no pós-venda: somos todos pelo cliente”, disse. Ele lembra que a loja troca produtos defeituosos em até três dias após a compra e que após esse prazo, a responsabilidade passa a ser da assistência técnica.

A coordenadora de vendas da loja, Márcia Alcântara da Costa participou do treinamento e considerou que o mesmo ajudará no relacionamento entre a empresa e o cliente. “Na maioria das vezes há desconhecimento do cliente quanto à responsabilidade de cada parte, mas, na maioria das vezes, tentamos ajudar nossos clientes”, disse. A vendedora Rita de Cássia Santos também elogiou o treinamento proporcionado pelo Procon: “Apesar de rápido, foi muito positivo e nos ajudou a esclarecer diversas dúvidas”, afirmou.

Foram abordados os principais artigos do CDC como 18 (que trata dos produtos e garantias); 31 (informação clara e objetiva ao consumidor no anúncio de promoções ou ofertas); e 39 (práticas abusivas). A capacitação na loja Pernambucanas envolveu cerca de 20 funcionários e teve duração de 40 minutos. Outros estabelecimentos comerciais também receberão a atividade, mensalmente, ao longo do ano.

Após a realização do curso, os participantes foram agraciados com diplomas de participação do Procon e a loja Casas Pernambucanas foi a primeira empresa a receber no Município o selo “Empresa Amiga do Consumidor”, iniciativa que será levada a outras empresas da Cidade nos próximos meses.

Operação Dia das Mães – Também nesta quinta-feira (7), o Procon Guarujá, em parceria com a diretoria regional da Fundação Procon de São Paulo, realizou a Operação Dia das Mães, com o objetivo de orientar as empresas e verificar se estão fornecendo informações para clientes como preços em locais visíveis, identificação das mercadorias e das taxas de juros, mantendo o livro do Código de Defesa do Consumidor acessível aos clientes e verificar práticas abusivas.

“O estabelecimento comercial não pode, por exemplo, limitar o valor de compras com o cartão de crédito ou de débito, que devem ter o mesmo valor do preço a vista para pagamento em 30 dias, de acordo com o artigo 39 do CDC”, explicou o coordenador do Procon Guarujá, Paulo Sérgio de Oliveira Cavalcante. Ele também orienta os consumidores a ficarem atentos às taxas de juros, que devem estar expostas nas ofertas dos produtos.

O Procon Guarujá atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Avenida Ademar de Barros, 218. O telefone é 3355-1232. O serviço também pode ser consultado pelo Whatsapp 99747-7771.