Procon Guarujá lança selo Empresa Amiga do Consumidor com palestras junto às empresas

A medida visa credenciar o estabelecimento com o selo; a primeira palestra acontece nesta quinta (7), às 8h30, na loja Pernambucanas

Comentar
Compartilhar
06 MAI 201509h58

Braço direito do consumidor, o Procon Guarujá inicia neste mês um ciclo de palestras de orientação ao consumidor junto às empresas do Município. A primeira loja a receber a capacitação será a Pernambucanas (na Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho) nesta quinta-feira (7), às 8h30. A iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Advocacia Geral do Município, visa credenciar o estabelecimento com o selo: “Empresa Amiga do Consumidor”.

O objetivo é levar a informação ao comerciante e seus funcionários, de forma que todos tenham conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A palestra será conduzida pelo Advogado Geral do Município, Leandro Matsumota; e também pelo coordenador do Procon Guarujá, Paulo Sérgio de Oliveira Cavalcante.

Segundo Matsumota, o intuito é capacitar as empresas, para que estejam amparadas no Código evitando possíveis abusos. “O Procon espera que esta iniciativa aumente a consciência dos empresários, para que eles possam se adequar ainda mais às regras de proteção ao consumidor. Sem dúvida, a orientação é uma vertente do Procon”, destaca.

Na ocasião, eles vão abordar os principais artigos do CDC como: 18 (que trata dos produtos e garantias); 31 (informação clara e objetiva ao consumidor no anúncio de promoções ou ofertas); e 39 (práticas abusivas). A capacitação na loja Pernambucanas envolverá cerca de 20 funcionários com duração de 40 minutos. Demais estabelecimentos comerciais também receberão a atividade ao longo do ano.

A oportunidade servirá ainda para tirar dúvidas, além de estreitar relações entre Procon Guarujá, empresa e seus funcionários. Conforme explica o coordenador do Procon, Paulo Sérgio de Oliveira Cavalcante, “a ideia é que o consumidor não precise, posteriormente, se dirigir ao Procon para fazer alguma reclamação ou fazer valer o seu direito”, define.