X

Cotidiano

Procon autua cinco empresas de ônibus em Santos

Falta de informações sobre preço e que o seguro é uma taxa adicional estão entre as irregularidades constatadas

Publicado em 28/02/2015 às 00:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cinco empresas que atuam no transporte rodoviário de passageiros foram autuadas ontem durante fiscalização da Fundação Procon (Procon-SP), na Estação Rodoviária de Santos, no Centro. A operação teve parceria do Procon Santos, com apoio da Coordenadoria Municipal do Idoso, ambos órgãos da Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania (Secid).

Entre as principais irregularidades detectadas estão a falta de exibição clara do preço das passagens e de que o pagamento do seguro é uma taxa adicional, inclusive nas viagens interestaduais. Ao todo, foram 19 visitas em diferentes empresas que atuam no local. Os estabelecimentos autuados têm 60 dias para se regularizar. As multas ainda serão calculadas.

A ação teve como objetivo fiscalizar normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) — como afixação do preço das passagens e da forma de pagamento e a opção pelo pagamento ou não do seguro cobrado pelas agências. Além disso, a operação buscou averiguar os procedimentos de concessão de passagens gratuitas a idosos, garantido por lei, e que tem gerado constantes  queixas no Conselho Municipal do Idoso.

Segundo o coordenador do Procon Santos, Rafael Quaresma, as empresas devem disponibilizar dois assentos por viagem em ônibus convencional, além de informarem  os clientes idosos sobre o benefício por meio de cartazes ou verbalmente. Ele explica, ainda, que de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),  interessados devem procurar as empresas entre 5 dias e 24 horas antes do dia de viagem, para verificar a disponibilidade, de acordo com o destino e horário.

Coordenador de Políticas da Pessoa Idosa em Santos, Paulo Henrique Lopes questiona as falhas na legislação, dizendo que algumas empresas aproveitam a situação “para driblar as normas”. Exemplo é a não transferência do assento gratuito reservado, caso o idoso que solicitou o benefício falte ou desista da viagem.

“É humilhante, temos que brigar por algo que é nosso direito. E quem não tem informação, é mais humilde? É preciso um trabalho de conscientização junto às empresas”, afirma a aposentada Jan Marçal, 60 anos.

“Tem poucos horários. Acredito que os funcionários das empresas estão totalmente despreparados”, diz a autônoma,  Nair de Nazaré dos Santos Raiol, 60.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter