Cotidiano

Procissão de Iemanjá será neste domingo no Gonzaguinha

Durante toda a manhã, haverá atrações, com show da cantora Liz Hermann, apresentação do Balé Afro de São Vicente

Da Reportagem

Publicado em 02/02/2018 às 15:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A cerimônia tem início às 9h, na Praça Tom Jobim / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

A Praia do Gonzaguinha recebe neste domingo (4/2) a tradicional Procissão de Iemanjá. A cerimônia tem início às 9h, na Praça Tom Jobim. Durante toda a manhã, haverá atrações, com show da cantora Liz Hermann, apresentação do Balé Afro de São Vicente, performance de maracatu, entre outras atividades artísticas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Por volta das 12h30 será iniciada a procissão, saindo da Rua Ataliba Leonel, onde fica a Casa de Candomblé da Mãe Dan, e seguindo em direção ao Gonzaguinha, para início da cerimônia religiosa.  O público segue pela orla da praia até a Av. Antônio Rodrigues, onde um barco vai para alto-mar, entregar o presente a Iemanjá.

Continua depois da publicidade

Realizado pela Associação Religiosa Ilé Asé de Oxumare, o evento tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult), apoio do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de São Vicente (COMPIR-SV) e faz parte do calendário de festividades de São Vicente. Durante o trajeto, agentes de trânsito farão o acompanhamento.

Iemanjá

Continua depois da publicidade

Cultuada principalmente pelo candomblé e umbanda, o nome vem de “Yèyé omo ejá”, do idioma yorubá, e significa “mãe cujos filhos são como peixes”. Por isso, é considerada mãe de todos os orixás e Rainha do Mar, padroeira dos navegantes e das famílias. Tradicionalmente, as oferendas são colocadas na praia porque o mar é o espaço sagrado de Iemanjá.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software