Procissão de Iemanjá será neste domingo no Gonzaguinha

Durante toda a manhã, haverá atrações, com show da cantora Liz Hermann, apresentação do Balé Afro de São Vicente

Comentar
Compartilhar
02 FEV 2018Por Da Reportagem15h01
A cerimônia tem início às 9h, na Praça Tom JobimFoto: Divulgação/PMSV

A Praia do Gonzaguinha recebe neste domingo (4/2) a tradicional Procissão de Iemanjá. A cerimônia tem início às 9h, na Praça Tom Jobim. Durante toda a manhã, haverá atrações, com show da cantora Liz Hermann, apresentação do Balé Afro de São Vicente, performance de maracatu, entre outras atividades artísticas.

Por volta das 12h30 será iniciada a procissão, saindo da Rua Ataliba Leonel, onde fica a Casa de Candomblé da Mãe Dan, e seguindo em direção ao Gonzaguinha, para início da cerimônia religiosa.  O público segue pela orla da praia até a Av. Antônio Rodrigues, onde um barco vai para alto-mar, entregar o presente a Iemanjá.

Realizado pela Associação Religiosa Ilé Asé de Oxumare, o evento tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult), apoio do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de São Vicente (COMPIR-SV) e faz parte do calendário de festividades de São Vicente. Durante o trajeto, agentes de trânsito farão o acompanhamento.

Iemanjá

Cultuada principalmente pelo candomblé e umbanda, o nome vem de “Yèyé omo ejá”, do idioma yorubá, e significa “mãe cujos filhos são como peixes”. Por isso, é considerada mãe de todos os orixás e Rainha do Mar, padroeira dos navegantes e das famílias. Tradicionalmente, as oferendas são colocadas na praia porque o mar é o espaço sagrado de Iemanjá.