Cotidiano
Com leilão marcado para 5 de setembro, obra inédita no Brasil promete reduzir tempo de viagem entre as cidades para apenas 5 minutos
Obra do Túnel Santos-Guarujá recebeu em agosto a licença ambiental prévia da Cetesb / Divulgação/GovernoSP
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O Túnel Imerso Santos–Guarujá, primeiro do tipo no Brasil, promete transformar a mobilidade na Baixada Santista. O projeto prevê três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia, passarela para pedestres e galeria de serviços.
A obra recebeu em agosto a licença ambiental prévia da Cetesb, etapa essencial para viabilizar o leilão de concessão, marcado para o dia 5 de setembro de 2025, às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O prazo para entrega das propostas termina em 1º de setembro, às 10h.
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Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, com tempo médio de 18 minutos por travessia, mas sujeita a longas filas. Pela estrada, o trajeto pode chegar a 1 hora. Com o túnel, o deslocamento cairá para até 5 minutos, beneficiando diretamente os mais de 720 mil moradores das duas cidades e trabalhadores que circulam diariamente pela região.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, a obra contará com aporte público de até R$ 5,1 bilhões, divididos igualmente entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal. O contrato de concessão, válido por 30 anos, prevê construção, operação e manutenção do empreendimento.
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O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos no canal portuário, com módulos de concreto pré-moldados instalados no leito. A tecnologia, já utilizada em países da Europa e da Ásia, permitirá um ganho expressivo em eficiência e segurança.
Além de encurtar o tempo de deslocamento, o túnel deve impulsionar o turismo, fortalecer a economia regional e contribuir para a redução de emissões de poluentes, ao incentivar o uso de meios de transporte coletivos e sustentáveis.