Primeiro bag do projeto piloto deve ser instalado neste sábado

Sobre o tapete, neste sábado (17), deve ser instalado e preenchido com cerca de 300 toneladas de areia da praia o primeiro dos 49 bag

Comentar
Compartilhar
16 FEV 2018Por Da Reportagem19h40
A areia para encher os bags e os minibags é levada por uma linha de tubos que está no marA areia para encher os bags e os minibags é levada por uma linha de tubos que está no marFoto: Divulgação/PMS

Com o mar bem mais calmo que no começo da semana, mergulhadores concluíram, nesta sexta-feira (16), a instalação do primeiro tapete do projeto piloto da Ponta da Praia, com o enchimento dos minibags que ficam na lateral da estrutura.

Sobre o tapete, neste sábado (17), deve ser instalado e preenchido com cerca de 300 toneladas de areia da praia o primeiro bag dos 49 que formarão a barreira submersa com mais de 500 metros e em formato de "L", para minimizar a erosão e os danos causados pelas ressacas.

A areia para encher os bags e os minibags é levada por uma linha de tubos que está no mar. Uma draga faz o trabalho de bombear o resíduo. No total, serão utilizados 7 mil metros cúbicos de areia na obra.

O projeto piloto da Ponta da Praia é embasado em nota técnica da Unicamp. A barreira submersa também servirá para ampliar a base de dados e propor solução definitiva para conter o acentuado processo erosivo daquele trecho da orla.