X

Cotidiano

Primeira votação do Plano Diretor passa na Câmara de Santos

Ao contrário das sessões anteriores, trabalho foi tranquilo. Outro projeto aprovado em primeira discussão, foi o que permite à Prefeitura firmar convênios com Oscips

Publicado em 17/12/2013 às 17:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sem protestos ou manifestações na galeria — ao contrário das últimas sessões —, a Câmara de Santos aprovou nesta terça-feira (17), em primeira votação, a atualização do Plano Diretor de Santos. Uma das mudanças procura estimular o comércio nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Álvaro Guimarães, na Zona Noroeste.

As alterações no Plano Diretor não são tão significativas, mas pontuais. A matéria volta ao plenário para segunda votação, na sessão extraordinária marcada para as 10 horas.

Nove projetos do prefeito foram aprovados nesta terça-feira (Foto: Luiz Torres/DL)

Sem a presença dos manifestantes, os vereadores puderam comentar a aprovação do projeto regulamentando convênios entre a Prefeitura e Organizações Sociais (OSs), marcada pelo tumulto e invasão de plenário, na tarde de segunda-feira.

Uma das principais críticas à atuação dos manifestantes veio do presidente do Legislativo, Sadao Nakai (PSDB). Em um discurso dirigido à diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), apesar de não ter mencionado nome algum, Sadao criticou sindicalistas que incitaram a invasão do plenário. “Houve um aparelhamento por parte do sindicato. Qualquer projeto do Governo Municipal há um movimento para levar à desinformação dos munícipes. Na segunda-feira tentaram pular da galeria com o objetivo de interromper a sessão”.

Vice-líder do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na Câmara, Marcus De Rosis (PMDB) destacou o fato de seu partido ter votado unido no projeto das OSs, e repetiu o recado que tem dado ao chefe do Executivo: “O PMDB é aliado, mas não alienado”.

De Rosis, Sadao e José Lascane (PSDB) fizeram discursos elogiando a atuação da Guarda Municipal ao controlar o tumulto na sessão de segunda-feira. Outro ponto citado por quem votou a favor das OSs — a matéria recebeu 14 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção — foi o fato de que foi garantido o controle da Administração Municipal nos contratos a serem firmados com as OSs.

Fernanda Vannucci (PPS) ressaltou a aprovação de uma emenda, de sua autoria, obrigando uma prestação de contas trimestral das OSs que vierem a prestar serviços à Prefeitura.  No texto original do projeto, lembrou Fernanda, a obrigação era de prestação de contas uma vez por ano no Diário Oficial do Município. “No tumulto, tentou se passar a ideia que demos um cheque em branco à Administração”.

Oscip

Outro projeto de interesse do prefeito, aprovado em primeira discussão, foi o que permite à Administração Municipal firmar convênios com as Organizações Sociais de Interesse Público (Oscips). Há expectativa de que uma Oscip vá gerenciar os teatros municipais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter