Cotidiano

Primeira onda de calor de 40°C já tem data para atingir o país

Com temperaturas chegando a 40°C, a sequência de dias escaldantes deve atingir o país com força

Nathalia Alves

Publicado em 04/12/2025 às 14:00

Atualizado em 04/12/2025 às 17:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Termômetros batendo 40°C antecipam uma sequência de dias de calor intenso. / Divulgação/MetSul

Continua depois da publicidade

De acordo com o MetSul Meteorologia, o primeiro episódio de calor extremo do verão 2025/2026 já tem data para acontecer. Com os termômetros marcando 40°C, essa sequencia de dias escaldantes vai chegar com força no Rio Grande do Sul.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma massa de ar muito quente chega no estado gaúcho a partir da segunda metade desta semana e provocar uma elevação de temperaturas na capital de Porto Alegre e no interior.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Odeia calor? Então visite este paraíso brasileiro perfeito para quem ama clima ameno

• Os erros mais comuns do projeto verão que estão te impedindo de emagrecer de verdade

• Mormaço queima? Entenda por que você pode se queimar mesmo sem sol

O verão astronômico começa oficialmente com o solstício às 12h03 do dia 21 de dezembro, mas o chamado verão meteorológico teve início no dia 1º, marcando o começo do período mais quente do ano.

Leia também, Mormaço queima? Entenda por que você pode se queimar mesmo sem sol

Continua depois da publicidade

Segundo o instituto, as temperaturas a partir desta quinta (4) pode ter máximas de 32ºC a 35ºC na maioria das regiões, incluindo o Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Vales e Grande Porto Alegre.

No final de semana, o calor aumenta com marcas de 32°C a 35°C na sexta (5) na maior parte das cidades. As únicas exceções são as áreas mais elevadas como a Serra e perto da costa. Em localidades dos vales, do Centro e do Noroeste haverá pontos com 35ºC a 38ºC à tarde.

Continua depois da publicidade

No sábado (6), é quando acontece o ápice da onda de calor, com temperaturas entre 35ºC e 38ºC na maior parte do estado e podendo chegar a 40ºC em regiões como Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Vales e Grande Porto Alegre. Até a Serra terá máximas entre 32ºC e 35ºC.

No domingo (7), o calor diminui no Sul e no Leste, mas permanece forte nas demais áreas, onde pode atingir entre 35ºC e 40ºC, com risco de ultrapassar os 40ºC em alguns locais do estado.

Primeira onda de calor do verão deve elevar temperaturas a até 40°C no Rio Grande do Sul/ Divulgação
Primeira onda de calor do verão deve elevar temperaturas a até 40°C no Rio Grande do Sul/ Divulgação
Massa de ar quente avança e faz máximas dispararem já a partir desta quinta-feira/ Divulgação
Massa de ar quente avança e faz máximas dispararem já a partir desta quinta-feira/ Divulgação
Auge do calor ocorre no sábado, com marcas entre 35°C e 40°C em grande parte do estado/Divulgação
Auge do calor ocorre no sábado, com marcas entre 35°C e 40°C em grande parte do estado/Divulgação
Domingo ainda será escaldante no interior, com risco de temperaturas acima de 40°C./ Divulgação
Domingo ainda será escaldante no interior, com risco de temperaturas acima de 40°C./ Divulgação

Fenômeno  La Niña

A La Niña costuma deixar o verão no Rio Grande do Sul mais quente e seco. Isso acontece porque o fenômeno desloca a umidade e a formação de nuvens carregadas para o Centro-Norte do Brasil e outras regiões do planeta, enquanto o Sul fica sob influência de ar mais seco. Como chove menos e há maior incidência de radiação solar, aumentam as chances de ondas de calor mais intensas e prolongadas.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software