Primeira lombofaixa é instalada na Rua Azevedo Sodré, em Santos

O local foi escolhido em razão da via ter alta concentração de comércio e grande fluxo de pedestres durante quase todo dia

Comentar
Compartilhar
02 FEV 2018Por Da Reportagem19h15
Ação é para reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança viáriaFoto: Divulgação/PMS

A fim de reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança viária, foi instalada ontem (1º) a primeira faixa elevada (lombofaixa) na Rua Azevedo Sodré, entre as ruas Firmino Barbosa e Carolino Rodrigues (Boqueirão). O local foi escolhido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) em razão da via ter alta concentração de comércio e grande fluxo de pedestres durante quase todo dia.

A faixa elevada é uma combinação de lombada (ondulação transversal) com faixa de pedestre, pois possui a área central plana.

“A lombofaixa permite a travessia do caminhante com maior segurança. Por ser no mesmo nível da calçada, o obstáculo força a redução de velocidade dos veículos e contribui para a redução de acidentes”, explica Luciane Beck, diretora de Planejamento e Projetos da CET.

Na noite de ontem (1º), a Companhia finalizou a sinalização do local. A lombofaixa recebe uma pintura diferente de uma faixa de pedestres, por conter indicação de elevação representada por setas amarelas nas suas extremidades. Para alertar os motoristas, há placa de advertência já 70 metros antes, informando sobre o novo dispositivo, além de outras na aproximação do equipamento. Há, ainda, pintura da legenda “Devagar” no trecho.