Cenários floridos transformam Santos durante a 5ª edição da Primavera Criativa, que leva arte, música e economia criativa ao Centro Histórico e outros pontos da cidade / Francisco Arrais/Divulgação
Continua depois da publicidade
Em 22 de setembro começa a estação mais colorida do ano, a primavera. Em Santos, ela também marca a chegada da quinta edição de um evento importante: a Primavera Criativa, celebração que transforma a cidade em um palco vibrante, repleto de cores, inspiração e alegria.
O festival reúne economia criativa, solidariedade, lazer, música e uma ampla agenda cultural, com data confirmada. De 25 a 28 de setembro, o município se torna palco da estação florida com uma programação repleta de atrações imperdíveis.
Continua depois da publicidade
Neste ano, a Secretaria Municipal de Comunicação e Economia Criativa (Secom), responsável pela organização, escolheu como símbolo o girassol.
A flor foi eleita por um detalhe curioso e pouco conhecido: em dias nublados, quando o sol não aparece, os girassóis não se voltam para o céu. Em vez disso, inclinam-se uns para os outros, como se compartilhassem calor, energia e luz.
Continua depois da publicidade
Uma das principais atrações da edição de 2025 é o passeio ciclístico Bora Pedalar, marcado para o dia 27 de setembro. As inscrições gratuitas começaram nesta segunda-feira (15), pelo site oficial do evento. Os primeiros mil participantes cadastrados receberão um kit especial, com camiseta, squeeze, mochila, medalha e pulseira numerada.
O percurso terá aproximadamente 10 km e será aberto ao público, inclusive para quem não se inscreveu no site. A saída está marcada para o Novo Quebra-Mar, no José Menino, com chegada na Praça Mauá, no Centro Histórico — onde estarão ocorrendo atrações da Primavera Criativa. O encerramento está previsto para as 13h, com sorteio de brindes às 11h, no ponto final do trajeto.
O objetivo do evento é estimular o uso da bicicleta como prática físico-esportiva, promovendo qualidade de vida, bem-estar mental e a adoção de um meio de transporte sustentável e não poluente.
Continua depois da publicidade
A retirada dos kits será feita no dia do passeio, das 8h às 9h30, no local da concentração, mediante apresentação do comprovante de inscrição, documento com foto e entrega de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), destinado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos.
Falando de aproveitar a primavera, conheça a cidade no interior de SP que faz do Brasil um destino internacional na primavera.
Além de atrações já confirmadas, como o passeio ciclístico Bora Pedalar, a Primavera Criativa 2025 chega com uma agenda diversa, que valoriza a economia criativa, a arte e a música. Parte da programação é fixa, presente em todos os dias, enquanto outras atividades são exclusivas de datas específicas. A proposta, organizada pela Secom, é contemplar diferentes públicos, de crianças a adultos, com oficinas, shows e experiências temáticas. A programação completa você pode encontrar no site.
Continua depois da publicidade
Oficinas temáticas acontecem diariamente, das 11h às 13h e das 14h às 16h, com limite de 15 vagas por atividade e distribuição de senhas 30 minutos antes do início. Entre os temas estão bordado em fotografia, arranjos florais, tintas naturais extraídas de flores e produtos de bem-estar.
A programação musical será um dos pontos altos da Primavera Criativa, com estilos que vão do samba e da MPB ao pop-rock e ao choro. Entre os destaques estão shows da Banda Degaspari, Duo Choro de Bolso, João Maria e os Góticos de All Star, Baile do Alencikas, Banda Tchu Tchu Tchu, Rafa Laranja, Carla Mariani, Banda Carlos Bronson, Velha Guarda Vahia de Abreu e Monna.
Serão quatro dias de apresentações que prometem movimentar o Centro Histórico e envolver o público em uma verdadeira festa cultural.
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos vai despertar ainda mais colorida a partir do dia 22, mantendo a tradição de transformar seus espaços públicos em cenários de primavera. Serão instalados 50 vasos produzidos a partir de luminárias reaproveitadas e 78 floreiras de concreto, confeccionadas pela EcoFábrica da Zona Noroeste.
Os vasos vão enfeitar o Gonzaga, enquanto as floreiras serão dispostas na escadaria do Paço Municipal, no Centro Histórico, criando um ponto especial para fotos.
Outros espaços também receberão o clima da estação: o Novo Quebra-Mar (José Menino) e a Praça Doutor Caio Ribeiro de Moraes e Silva (Praça do Sesc, na Aparecida) terão novos vasos ornamentais.
Continua depois da publicidade
Já a Rua 15 de Novembro, no Centro Histórico, ganhará um gazebo colorido feito com materiais reciclados.
A Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré será decorada com um pergolado branco de 12 metros, adornado por flores criadas a partir de materiais metálicos descartáveis e telhas.
E para completar os cenários “instagramáveis”, uma borboleta em tamanho ampliado será instalada no Orquidário (José Menino) e na Praça da Independência (Gonzaga), enquanto uma escultura de garça dará destaque ao Valongo, próximo ao Museu Pelé.
Continua depois da publicidade
O prefeito Rogério Santos destaca que a Primavera Criativa já conquistou o coração do público. “Além de destacar pontos icônicos da Cidade com uma decoração especial, o festival movimenta o comércio, valoriza o trabalho dos empreendedores locais e impulsiona o calendário turístico de Santos com cultura, gastronomia e artesanato. É uma festa querida pela população e que a cada edição traz mais atrações”, afirma.
Para a secretária de Comunicação e Economia Criativa, Selley Storino, o tema da edição simboliza mais do que beleza.
“A Primavera Criativa reforça o valor da coletividade e o espírito de renovação da estação. Assim como o girassol, o evento representa movimento e persistência: nossos empreendedores só florescem com o apoio uns dos outros”, ressalta.
Continua depois da publicidade